Transformação digital é um dos temas abordados por Câmara de Governança e Gestão Estratégica do CFC

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

A Vice-Presidência de Governança e de Gestão Estratégica realizou a sua 200ª Reunião de Câmara. O encontro aconteceu nessa segunda-feira (19) durante o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, no Instituto Serzedello Corrêa, sediado em Brasília/DF. Na ocasião, o cenário atual do Sistema CFC/CRCs foi apresentado aos conselheiros participantes. A partir dos dados, foram traçadas metas estratégicas para a gestão.

A primeira reunião da Câmara deste ano marca transformações importantes para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “Tivemos uma mudança. Até o ano passado, tínhamos a Vice-Presidência de Desenvolvimento Operacional. Agora, estamos com a Vice-Presidência de Governança e Gestão Estratégica. A Câmara foi praticamente reformulada com novos conselheiros. Nós estamos avaliando todos os resultados dos últimos dois anos de gestão”, explicou o vice-presidente Joaquim Bezerra.

Segundo Bezerra, um dos principais focos da Vice-Presidência de Governança e Gestão Estratégica é uniformizar e fortalecer o Sistema CFC/CRCs. O contador ainda esclareceu que a referida Câmara não trata apenas de questões de gestão estratégica, mas também de governança de tecnologia. Dentro desse campo, o profissional destacou que, no âmbito da transformação digital do Sistema, o CFC dará enfoque em projetos voltados para a governança em Tecnologia da Informação (TI), segurança da informação e inteligência artificial.

A disseminação e o fortalecimento da governança nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) também estão entre os principais objetivos da Câmara. A proposta é que os Regionais estejam cada vez mais nivelados em seus processos de gestão. Para isso, Bezerra ressaltou a importância da capacitação dos recursos humanos. Essa outra grande meta da Vice-Presidência será consolidada por meio da Escola de Governança e Gestão. A iniciativa é voltada para a formação permanente de conselheiros, empregados efetivos e comissionados, estagiários e menores aprendizes dos Conselhos de Contabilidade.

Outras temáticas trabalhadas durante a reunião foram a análise das justificativas dos profissionais da contabilidade que não votaram nas eleições dos CRCs; apoio para desenvolvimento da infraestrutura de Regionais; entre outros temas de interesse da classe contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.