Tesouro Nacional em parceria com CFC e CRCAM realizam palestras gratuitas de atualização profissional

Por Dione dos Santos Santana
Comunicação CRCAM

 

Os profissionais da contabilidade do Amazonas receberam, de 21 a 25 de maio, nos auditórios e salas da Faculdade Fametro, em Manaus (AM), uma atualização intensiva organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM).

Este foi o 11º Encontro de Gestores Públicos e a XV Semana Contábil e Fiscal dos Estados e Municípios, na qual foram ministradas 10 palestras e 21 módulos gratuitos apresentados por 25 instrutores da STN, sendo a maioria Auditores Federal de Finanças e Controle (AFFC), além de servidores do Ministério da Saúde, da Educação.

Os temas foram variados e abordaram desde orçamentos públicos em saúde, educação, avaliação de políticas públicas, finanças públicas, plano de contas aplicado ao setor público até controle, relações federativas e uma série de outros assuntos de interesse para diversas áreas profissionais

Além do Amazonas, o evento recebeu participantes da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Roraima, Rondônia, Pará, entre outros Estados.

O objetivo, segundo a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Milhomem, e o presidente do CFC, contador Zulmir Breda, foi o de capacitar gestores públicos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. As duas entidades firmaram um acordo de cooperação técnica, em 2015, a fim de atualizar profissionais em todo o Brasil. Desde então, mais de 2 mil pessoas foram capacitadas, e este ano a estimativa é a de alcançar mais de mil profissionais. Para isso, foram planejadas sete edições, que já aconteceram em Brasília, Recife, e, agora, Manaus. As próximas serão em Fortaleza, São Luís, Belo Horizonte e Florianópolis.

Para o presidente do CRCAM, Manoel Júnior, este trabalho é de grande relevância para os gestores e os servidores que desenvolvem atividades em contabilidade pública, visto que padroniza a forma de atuação, adequando às normas da legislação contábil.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.