Termo aditivo ao acordo de cooperação técnica com o IBGE é aprovado durante a Reunião Plenária

Por Sheylla Alves
Com colaboração de Deividi Lira/ Apex
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, na quinta-feira (9/2), a 1.094ª Reunião Plenária Ordinária. Com a participação de membros da diretoria e conselheiros do Sistema CFC/CRCs, foram deliberadas pautas pertinentes à classe contábil.

Na ocasião, os presentes apreciaram a minuta de resolução que aprova uma nova versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do CFC, para o biênio 2022/2023. Já durante o debate sobre a resolução que dispõe sobre as eleições diretas dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), foi definido que uma nova apreciação será feita nas plenárias seguintes. Também foi analisada a minuta de resolução que dispõe sobre o Programa Excelência na Contabilidade, no que se refere ao apoio institucional do CFC na realização de cursos de pós-graduação stricto sensu.

Durante a reunião, foi aprovado o primeiro termo aditivo ao acordo de cooperação técnica entre o CFC e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento aborda o desenvolvimento e a implementação do Projeto de Otimização do Preenchimento dos Questionários das Pesquisas Econômicas Estruturais do IBGE, que vai facilitar a vida de profissionais de contabilidade.

O principal propósito da parceria é promover o avanço nesse processo, que, a partir dos sistemas de gestão contábil das empresas, facilitará o trabalho dos profissionais de contabilidade e a atuação das empresas informantes do IBGE.

Eventos do CFC também foram mencionados. O presidente Aécio Dantas reiterou o convite para que todos participem do Conexão Contábil Centro-Oeste, nos dias 6 e 7 de março, em Campo Grande (MS). Aécio convocou o público a comparecer ao XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro, em Manaus (AM).

Na oportunidade, foi apresentado o calendário com datas previstas para o Exame de Suficiência 2023. Ao fim da reunião, os vice-presidentes realizaram os relatos por áreas de atuação.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.