Talk show da 10ª RGB aborda liderança, estratégia e controle na governança municipal 

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

A 10ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aconteceu em Maceió/AL, nesta segunda-feira (17). Oportunidade em que o público contou com o talk show sobre liderança, estratégia e controle e, também, a palestra sobre cases de sucesso “Governança
Pública: prefeituras”.

Cristiane Nardes; Daniel Catelli; Brunno Sitônio; e Lindineide Oliveira

A mediação foi realizada pelo conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Brunno Sitônio Fialho de Oliveira; com a participação da diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes; da coordenadora do Comitê Governança em Contratações da Rede Governança Brasil (RGB), Lindineide Oliveira; e do procurador federal e conselheiro do Conselho de Ética da RGB, Daniel Catelli. 

Já a palestra foi ministrada pelo prefeito de Maragogi/AL, Fernando Sérgio Lira Neto; e pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento, Gestão e Patrimônio de Maragogi/AL, Thomaz Albuquerque Lira.

Na oportunidade, Brunno Sitônio destacou a importância do evento para a disseminação dos conhecimentos relacionados à governança. Citou, ainda, a premiação concedida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao CFC, em 2021, na categoria dos conselhos de profissões regulamentadas, na qual o conselho alcançou o primeiro lugar em práticas de governança.

Cristiane Nardes ressaltou que trabalhar a liderança no âmbito da governança é fazer diferente e quebrar paradigmas. “A governança pública tem o papel de garantir o pleno atendimento aos cidadãos e melhorar a vida das pessoas. Isso é entregar políticas públicas para a sociedade”, pontuou. 

Para Lindineide Oliveira, a Lei de Governança de Maragogi é exemplo de gestão e isso soma-se ao vasto histórico de bons gestores públicos. Segundo a coordenadora, desde os relatórios elaborados por Graciliano Ramos, quando foi prefeito do município de Palmeira dos Índios/AL, em 1929, Alagoas é exemplo para o restante do país.

“Graciliano Ramos era um grande estrategista, ele implementou estratégias e, com isso, tornou-se um grande gestor. Nós temos os gestores públicos trabalhando em prol do principal,  da sociedade”, afirmou Lindineide. 

Fernando Sérgio Lira Neto e Thomaz Albuquerque

Ainda durante o talk show, Daniel Catelli pontuou os mecanismos de controle utilizados na governança e ressaltou a “importante habilidade dos profissionais da contabilidade em traduzir os dados em cenários”. 

Segundo o procurador, não é possível ter governança nos municípios sem o controle. “O controle de conformidade é fundamental, mas não pode ser limitado. O que a sociedade necessita, hoje, é que ele seja estabelecido como um mecanismo da governança”, disse Catelli.  

Na sequência, Fernando Sérgio Lira Neto e Thomaz Albuquerque Lira apresentaram o case de sucesso na gestão e na governança de Maragogi/AL, além de demonstrarem os dados censitários e geográficos do município.  

O evento foi transmitido no canal do CFC no YouTube. Para assistir na íntegra, clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.