Internacional: Tadeu Cendón visita o CFC e fala sobre a agenda Iasb para 2023

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O board member do International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês), Tadeu Cendón, visitou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e se reuniu, na última quinta-feira (27), com a vice-presidente técnica, Ana Tércia Rodrigues. Na oportunidade, Cendón falou sobre os projetos do Iasb e apresentou a agenda de discussões do conselho normativo para o próximo ano.

De acordo com Cendón, o Iasb possui pouco mais de 20 projetos em andamento, mas o que atualmente se destaca nas discussões do conselho normativo é a revisão pós-implementação da IFRS 9 – Instrumentos Financeiros. “Devemos emitir uma minuta para colocar em audiência pública as modificações à norma para tratar, por exemplo, de questões sobre características de fluxo de caixa que envolve cláusulas relacionadas a temas ESG e que podem impactar a taxa de juros”, afirmou.

Durante a apresentação, Tadeu Cendón ressaltou ainda a importância da norma para pequenas e médias empresas (IFRS para PMEs), que está em revisão e teve a minuta disponibilizada para consulta pública pelo organismo. “Um ponto interessante sobre essa revisão é a norma sobre leasing (IFRS 16 – Arrendamento Mercantil). Ela foi implementada em 2017 e, por isso, nós entendemos que ainda está em processo de aprendizagem; é necessário, portanto, avaliar se a norma está funcionando como pretendido. Por conta disso, o board decidiu que talvez seja melhor esperar para incorporar as mudanças que a IFRS 16 trouxe”, ponderou.

Agenda 2023 – Para o ano que vem, Tadeu Cendón acredita que estarão em destaque, na agenda do conselho normativo, três projetos já selecionados. “A revisão da norma sobre intangíveis, dada a importância que os intangíveis têm hoje para o valor das empresas. A demonstração do fluxo de caixa, da mesma forma, é uma demanda antiga dos investidores interessados em entender um pouco mais sobre essa questão do caixa das empresas; é uma norma que já tem tempo, e precisava ser revisada. O terceiro projeto é sobre um assunto que tem um pouco a ver com o nosso outro board dentro da Fundação, que é o International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês), que trata dos impactos das questões climáticas nas demonstrações financeiras”, elencou.

A vice-presidente técnica, Ana Tércia Lopes Rodrigues, ressaltou a importância da visita de Cendón e como essas relações auxiliam o fortalecimento do processo de construção e de convergência das normas contábeis.

“É sempre uma satisfação a gente estar alinhado com os reguladores internacionais. Isso é um processo que sempre foi buscado pelo CFC desde que se tomou a importante decisão de buscarmos esse alinhamento. O CFC sempre esteve na vanguarda desse processo de colocar o Brasil no mesmo patamar das maiores economias mundiais e, para que isso aconteça economicamente, nós precisamos que as contabilidades das empresas estejam alinhadas nesse processo. E, a partir do momento em que nós temos uma representação brasileira dentro do IASB, que é um órgão emissor dessas normas, isso também é motivo de ser comemorado. E aí, vem a cereja do bolo: quando essa pessoa é alguém que conhece a nossa realidade, é maravilhoso”, concluiu.

Participaram também da reunião o coordenador adjunto, Wellington do Carmo Cruz; o coordenador técnico, Felipe Bastos; e a gerente do Departamento de Relações Internacionais do CFC, Stephanie Lacerda.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.