Sistema CFC/CRCs realiza o 1º Seminário de Fiscalização, com debate abrangente sobre a área

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Nos dias 23 e 24 de maio, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou o 1º Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs. O encontro foi direcionado ao aprimoramento e ao aperfeiçoamento das ações de fiscalização do Sistema, e destinado aos vice-presidentes, coordenadores, gerentes, chefes da área de fiscalização e fiscais dos conselhos regionais.

Durante a palestra de abertura, realizada na manhã do dia 23 de maio, a vice-presidente de Fiscalização, Sandra Maria Campos, destacou que a concretização do seminário demorou um pouco para acontecer, pois “foi necessário pensar em uma pauta mais robusta e consistente, complexa, no sentido de tratarmos de relações interpessoais, liderança, pauta técnica e outros assuntos de interesse”.

Para ela, este é o primeiro de muitos encontros que virão, já que essa área é de suma importância para a atuação do Conselho em âmbito nacional. “Acredito que esse seminário vai se tornar rotina para nós, pois ele deve ser realizado no mínimo a cada dois anos. A área de fiscalização é muito dinâmica, e muitas coisas acontecem. Precisamos nos reunir para discutir essas atualizações”, destacou Sandra.

O seminário também é uma forma de conhecer a realidade dos regionais, trocar informações importantes e realizar não só mudanças técnicas, mas também pessoais. A vice-presidente ressaltou que, na última inspeção, ficou evidente a importância de conhecer a realidade de cada regional. “Essa reunião serve para que possamos também falar com conhecimentos das nossas conquistas e dos desafios enfrentados.”

Durante o encontro, diversos palestrantes trataram de temas abrangentes, como as principais alterações nas normas contábeis brasileiras; a influência da análise dos fiscais em procedimentos fiscalizatórios de demonstrações contábeis; as mudanças na Resolução CFC n.º 1.640/2021, que trata das prerrogativas dos profissionais da contabilidade; e a apresentação do Sistema Eletrônico de Processos de Fiscalização.

Final do evento com os participantes

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.