Sistema CFC/CRCs: presidente do CFC participa de reunião Plenária do CRCES

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, fez uma participação na reunião Plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (15), de forma híbrida, sendo um convite da presidente da entidade capixaba, Carla Tasso.

Na oportunidade, Dantas ressaltou a alegria de participar da última Plenária do ano, que tem um caráter diferenciado em todo o Sistema CFC/CRCs. O presidente também parabenizou os conselheiros do CFC, naturais do Espírito Santo, pelo trabalho que vêm desempenhando na autarquia. O contador apresentou os principais feitos do ano realizados pelo CFC durante o ano de 2022.

Durante as suas palavras, falou sobre as diferentes atividades realizadas pelo CFC ao longo do ano, como a retomada dos grandes eventos, a exemplo da realização das edições do Conexão Contábil; a entrega da proposta de alteração das diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis ao Ministério da Educação (MEC); as diversas parcerias do CFC com organizações de interesse da classe contábil, como a Receita Federal do Brasil (RFB); a adesão do CFC ao Pacto Global; o lançamento do projeto CFC Inclusivo; o prêmio de 1º lugar, na categoria Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional, na terceira edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB), reconhecimento que Dantas disse ser fruto do trabalho de todo Sistema CFC/CRCs; o papel e a importância dos contadores no processo eleitoral, fato que, segundo o presidente é reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade (CBPS), que, conforme explicou o contador, tratará de uma pauta global, a agenda ESG (ambiental, social e governança), inserindo a Contabilidade nesse contexto, a partir do desenvolvimento de normativos para a padronização das demonstrações não-financeiras; entre outros assuntos.

Aécio Dantas ainda parabenizou o trabalho realizado por Carla Tasso em sua gestão à frente do CRCES. “Eu tenho certeza de que a sua gestão, por lhe conhecer e por ver o seu ritmo sempre muito acelerado, teve um ano de muitas conquistas para o Espírito Santo”, afirmou.    

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.