CRCCE: Sessão solene marca o Dia do Profissional da Contabilidade no Ceará

Por Comunicação CRCCE
Edição com informações da Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda feira (25), sessão solene em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, atendendo a proposta do vereador e técnico em contabilidade Eulógio Neto. O ato contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, de vice-presidentes do CRCCE, de conselheiros e profissionais.

O autor da proposta lembrou que, há três anos consecutivos, a Câmara de Fortaleza reconhece a importância da data dedicada ao profissional contábil com uma sessão solene. “Hoje é um dia de muita alegria para mim, e fico mais feliz de ver esta casa recebendo tantos profissionais”, afirmou o vereador. “Nosso mandato está de postas abertas”, completou.

crcce

A mesa foi formada pelas seguintes personalidades: Clara Germana Gonçalves Rocha, presidente do CRC-Ceará; Francisco Nilo Carvalho Filho, homenageado da noite; Pedro Coelho Neto, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará; João Batista Barros, superintendente da Receita Federal no Estado do Ceará; Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, representando o presidente do Conselho Regional de Administração; José Graciano Dias, Contador do Banco do Nordeste e o vereador do município de Catarina, Lourival Chaves, diretor Administrativo da União dos Vereadores do Ceará (UVC).

A presidente do CRCCE fez um discurso em que pediu “mais atenção” do governo do Estado em relação à Junta Comercial. Em seguida, agradeceu às entidades, que têm feito “parcerias” com o Conselho. E usou uma “palavra de esperança” para encerrar. “O Brasil e o Ceará vão encontrar seus melhores caminhos”, afirmou, numa referência à crise política e econômica.

Também compuseram a mesa o presidente da Academia Cearense de Ciências Contábeis, Pedro Coelho Neto; o superintendente da Receita Federal, João Batista Barros; e outras autoridades. Participaram os vice-presidentes Pretextato Mello (Administração), Joana Lúcia de Lima (Fiscalização), Vanderley Coelho (Ações Institucionais), Avelar Gomes (Integração Estadual) e Acrísio Sena (Técnico).

Foram registradas ainda as presenças dos conselheiros Eugênio Frota, Francisco Pinheiro, Ricardo Negreiros e Tânia Limeira. A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Fortaleza do Executivo municipal.

Homenagem

Homenageado da noite, Francisco Nilo Carvalho Filho recebeu uma placa oferecida pelo CRC, que foi entregue pela presidente do Conselho e pelo vereador Eulógio Neto. Ele agradeceu a lembrança de seu nome e disse que se sente muito honrado pela homenagem. “Tenho aprendido muito com os amigos que me procuram na Receita. Comecei essa carreira como economista. Trabalhei na Saronord, uma fábrica de roupas que funcionava no bairro Parangaba, que quebrou mas não foi culpa minha. Em 1974 conclui o curso de Economia e fui para a Teleceará onde trabalhei por cinco anos, na parte contábil. Nos anos 80 ingressei no grupo C. Rolim e fui ser professor de contabilidade na Unifor, onde tive um contato maior com os contadores e contabilistas”.

Ele disse que foi convidado na época do Governo Collor de Melo para fiscalizar o ex-tesoureiro do presidente PC Farias. “Passei dois anos em Brasília, até concluir o processo. Logo depois desse período, com dois amigos formamos um curso de contabilidade. Fui convidado pelo plantão fiscal onde estou até hoje, graça a confiança dos delegados. Todos me apoiaram. A presidente do CRC que foi reeleita recentemente, vem dando um suporte para a categoria, com cursos e recentemente ingressamos no nível internacional de contabilidade. Tive a honra de ser conselheiro do CRC. Recebi a medalha de mérito contábil do Estado do Ceará, que pra mim é muito valiosa. Fui eleito para uma cadeira da Academia Cearense de Contabilidade. Me sinto honrado de participar dessa equipe. Agradeço a minha família, minha mulher, com que estou casado há 42 anos e aos meus filhos. Muito obrigado!”.

Leia AQUI a matéria  completa, publicada pela Câmara Municipal de Fortaleza

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.