Série Encontros de Pesquisa RBC/REPeC realiza segundo encontro

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Série Encontros de Pesquisa está sendo realizada por iniciativa conjunta da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) e da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) que, durante eventos on-line, discutem questões voltadas à qualidade da pesquisa em contabilidade. Na última quinta-feira (1º/7), o tema foi Passos para Escrever um Artigo.

A live foi dividida em duas partes e conduzida por Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, coordenadora do Conselho Editorial da RBC e professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

A primeira parte contou com a apresentação de José Elias Feres de Almeida, presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) e editor associado da REPeC; e com comentários de Ernani Ott, professor da Unisinos e membro do Conselho Editorial da RBC.

No segundo momento, a palestra foi feita por Carlos Eduardo Facin Lavarda, professor da Universidade Federal de Santa Catarina; e contou com comentários de Márcia De Luca, da Universidade Federal do Ceará e editora associada da REPeC; e de Wenner Gláucio Lopes Lucena, da Universidade Federal da Paraíba e membro do Conselho da RBC.

Para quem não pôde acompanhar o evento ao vivo, a gravação está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=BD-XFE6jBFU

A palestra do professor José Elias pode ser acessada AQUI.

E os slides da apresentação do professor Lavarda estão disponíveis AQUI.

Próximo evento

No dia 15 de julho, às 18 horas, no terceiro evento da série, serão discutidos Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Gerencial e Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Financeira, programados para duas rodadas de apresentações.

A primeira parte terá a participação dos professores Rosimeire Pimentel Gonzaga, representando o Conselho Editorial da RBC; Andson Braga, editor associado da REPeC e docente da USP; e Ilse Maria Beuren, membro da Anpcont e da UFSC.

Em seguida, o Tópico de Pesquisa em Contabilidade Financeira contará com Emanoel Marcos Lima, membro da RBC; Vinicius Gomes, editor da REPeC e docente da UFPE; Ariovaldo dos Santos, professor da USP; e Eliseu Martins, também da USP.

Outros eventos

Estão confirmados, até agora, o total de seis lives da série Encontros de Pesquisa RBC/REPeC.

No mesmo formato dos anteriores, os temas do quarto encontro, previsto para ocorrer no dia 22 de julho, às 18h, serão: Para Além da Descrição: Postura Crítica e Argumentação em Trabalhos Científicos e, no segundo bloco de apresentações e comentários, Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Pública.

No dia 5 de agosto, no mesmo horário, estão programados os temas Conduta em Pesquisa: Ousadia ou Irresponsabilidade? e Tópicos de Pesquisa em Comportamento e Tomada de Decisões em Contabilidade.

No sexto evento da série, previsto para o dia 26 de agosto, os temas serão Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Ambiental e Relato Integrado e, na segunda parte, Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Tributária.

Informações completas sobre essas lives serão divulgadas em breve.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.