Seminário vai debater contabilidade e custos aplicados ao setor público

Por Maristela Girotto
RP1 Comunicação

Começa nesta quarta-feira (4), na Escola de Administração Fazendária (Esaf), o IV Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público, que tem a finalidade de capacitar profissionais da contabilidade e gestores públicos por meio da discussão sobre as normas e os procedimentos contábeis aplicados aos entes da federação e sobre os custos no setor público. A solenidade de abertura deverá conta com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, entre outras autoridades.

Cerca de 300 servidores públicos e profissionais que trabalham com contabilidade, custos, orçamento e estatísticas fiscais do setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, participarão do Seminário.

A primeira palestra do evento será feita por Vincent Tophoff, membro da International Federation of Accountants (Ifac), que irá falar sobre a importância das International Public Sector Accounting Standards (Ipsas) para a transparência e accountability na gestão pública. Em nível internacional, o evento vai abordar também as experiências de implantação das Ipsas na América Latina.

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, explica que as Ipsas estão sendo utilizadas como modelos para as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP). Do ano passado até agora, o CFC já publicou a Estrutura Conceitual e dez NBC TSP convergidas ao padrão Ipsas. A implantação dessas normas será amplamente discutida durante o IV Seminário.

Realizado pelo CFC, Esaf e Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a programação do evento terá ainda os painéis Desafios e Planejamento Fiscal; Gestão fiscal: Comparabilidade das informações dos entes da Federação, a crise e suas oportunidades; A adoção das NBC TSP pelos os Procedimentos Contábeis Patrimoniais pelos Entes Federados; Sistema de Custos e sua contribuição à melhoria no Cenário Econômico Brasileiro; Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Contextualização e Perspectivas do Grupo Assessor do CFC – Partes I e II; e Boas Práticas de Gestão e Controle Social de Recursos no Setor Público.

Conheça a programação completa aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.