Seminário Internacional sobre IFRS acontece na Costa Rica

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Em comemoração ao mês da Contabilidade Pública, que acontece de 2 a 26 de maio, está sendo realizado, de 2 a 3 de maio, na Costa Rica, o Seminário Internacional sobre as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, sigla em inglês).

O evento, que é organizado pelo Colégio de Contadores Públicos, membro da International Federation of Accountants (Ifac), da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), tem como objetivo discutir temas de interesse da contabilidade da América Latina.

A programação do Seminário abordou temas relevantes como “IFRS 9: Instrumentos Financeiros”, “IFRS 15: Ingressos de atividades ordinárias procedentes de contratos com clientes”; “IFRS 16: Arrendamentos”; e a mesa redonda “Panorama dos trabalhos do IASB e o Futuro próximo”, que contou com a participação do vice-presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financeira (Glenif), Eduardo Pocetti.

glenif
Da esq. para a dir.: Angel Salazar Frisancho (Perú), Juan Carlos Lara (Costa Rica), Norelly Pinto Vargas (Venezuela), Winston Fernandez (Uruguay), Daniel Sarmiento (Colômbia), Jorge Gil (Argentina), Felipe Pérez Cervantes - presidente (México), Eduardo Pocetti- Vice-presidente (Brasil ).

Diretório do Glenif realiza reunião

Paralelo ao Seminário, os membros do Diretório do Glenif realizaram reunião dos Grupos Técnicos de Trabalho (GTT) para alinhamento e apresentação de resultados.   Os GTT55 - ED 2017/2 - Improvements to IFRS 8 operating segments, coordenado pelo México; GTT56- Disclosure Iniciative - principles of disclosures; coordenado pela Colômbia e GTT 57 - ED 2017/3 - Prepayment Festures with Negative compensación,  coordenado pelo Brasil foram amplamente discutidos.

O grupo discutiu, também,  o projeto de Investigação Sobre o Reconhecimento dos Efeitos da Inflação e o projeto Entidades Sem Fins Lucrativos (Esal). O membro do board do IASB, Amaro Gomes,  que participou da reunião, via Skype, informou sobre os temas da Agenda IASB que estão em discussão.

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.