Seminário de Gestão do Sistema CFC/CRCs: presidentes se reúnem para alinhamento de ações

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Na manhã desta quarta-feira (9), ocorreu a reunião dos presidentes, dos diretores e do Conselho Consultivo do Sistema CFC/CRCs. A atividade faz parte da programação do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil e reuniu representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Organizado pelo CFC, o evento tem a finalidade de alinhar os planejamentos, as propostas e as metas para a gestão 2022-2023 das entidades do Sistema.

O encontro dos presidentes e dos diretores do Sistema foi iniciado com a participação do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai. Grande parceiro do CFC no desenvolvimento da contabilidade no país, o Instituto realiza diferentes projetos em parceria com o Conselho, como explicou Coscodai. “Temos uma série de programas que fazemos juntos. Trabalhamos para o Programa de Revisão pelos Pares, o programa do CRE; estamos com a implementação da capacitação das normas de contabilidade e de auditoria do setor público, que é um projeto extremamente relevante, cuja implementação, cujo sucesso, vai trazer para nós uma perspectiva melhor em relação ao combate à corrupção e à transparência no setor público, portanto extremamente relevante para o país e para a sociedade. Temos os projetos dos Exames de Qualificação para que as pessoas se capacitem e tenham uma inscrição no CNAI”, mencionou.

O presidente do Ibracon também falou sobre o trabalho que o Instituto faz em parceria com os CRCs e destacou que essa sinergia fortalece todo o sistema contábil. “Eu acredito que o trabalho que temos feito, a agenda que construímos em conjunto, é muito relevante para toda a profissão e relevante também na medida em que traz benefícios para a sociedade”, afirmou. O profissional ainda adiantou que os aspectos ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança será a próxima pauta trabalhada pelas entidades.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, reforçou a integração entre as entidades. “São inúmeras as frentes de trabalho que o CFC atua junto com o Ibracon. Eu tenho certeza de que essa parceria ficará cada vez mais forte”, ressaltou.

Dando continuidade, Aécio Dantas, trabalhou algumas pautas com os participantes com a finalidade de atualizar informações e alinhar ações. Ente esses assuntos, estava a perspectiva de realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) em 2024, a padronização de documentos, o cumprimento dos prazos que se aproximam, a Carteira de Identidade Profissional do CFC e a anuidade.

Na oportunidade, também foram discutidas as estratégias para o estabelecimento de uma comunicação cada vez mais efetiva do Sistema com a classe contábil. Ainda durante a reunião, o presidente do CFC ressaltou a importância e os impactos do Programa “Contador Parceiro: Construindo o Sucesso”, realizado em uma parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Aécio Dantas reforçou que a iniciativa deve ser apoiada e difundida cada vez mais entre a classe. “É um projeto extremamente importante, concebido para o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Não é um treinamento, uma capacitação com foco em contabilidade. No curso, é falado do [olhar] macro, do digital, de gestão, de empreendedorismo, de formação de preços. Segue essa linha que a gente tanto fala da formação de um contador com um perfil de consultor, que entenda dos negócios dos nossos clientes”, contextualizou.

Na segunda etapa do encontro, representantes de todos os 27 CRCs apresentaram-se, contaram algumas de suas experiências e falaram de suas expectativas para a gestão que se inicia.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.