Seminário de Gestão do Sistema CFC/CRCS: Certificação digital ICP-Brasil é tema de palestra da Fenacon

Por Lorena Molter
Comunicação CFC - Agência Apex

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Fenacon), Sérgio Approbato Machado Júnior, foi um dos palestrantes do Seminário de Gestão do Sistema CFC/CRCs, realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro. Realizada no primeiro dia do evento (8), a apresentação do contador trouxe informações importantes sobre a Certificação Digital – ICP-Brasil, as mudanças nos processos e os impactos que essa ferramenta gera nos negócios.

Durante a exposição, os conselheiros e os membros das diretorias do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento e os benefícios, assim como os padrões de segurança desse certificado digital.

O presidente da Fenacon explicou aos participantes que a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) vai completar 21 anos e que, nesse período de mais de duas décadas, sempre manteve seu alto padrão de segurança. Approbato esclareceu que a ferramenta funciona como uma “carteira de identidade eletrônica” e “possibilita a assinatura de documentos com técnica criptográfica e garantia de validade jurídica”, afirmou.

Na palestra, também foram citados os três fatores de segurança de operação dessa certificação. O primeiro deles é o fato de o Pin (senha) da ferramenta não ficar salvo em nenhum banco de dados. Nesse caso, apenas o dono do certificado possui essa informação. Os donos do produto também escolhem um dispositivo criptografado no qual a chave do certificado ficará armazenada. Por fim, há um processo de verificação de biometria.

Outros assuntos também foram abordados na palestra, como a fragilidade de operações digitais sem ICP-Brasil e os fatores de segurança que envolvem as operações com essa tecnologia. Approbato ainda ressaltou que essa certificação possui validade jurídica, pois possui uma legislação que a legitima. O público pôde entender mais sobre a ferramenta, a partir de uma apresentação sobre aplicações práticas do ICP-Brasil.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, destacou que o certificado faz parte do dia a dia do contador e, certas vezes, os profissionais não conhecem todos os elementos que estão por trás da ferramenta, como todos os requisitos de segurança. “O ICP-Brasil é realmente uma ferramenta segura, que nos dá tranquilidade para as diversas atuações que temos com a utilização do certificado digital”, disse.        

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.