SEMANA DO CONTADOR: profissional da contabilidade transforma vida de jovens com criação de curso preparatório para o Exame de Suficiência no TO

Por Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

No coração Tocantins, na pitoresca cidade de Araguatins, localizada na região do Bico do Papagaio, um herói silencioso tem se destacado por sua dedicação à educação e à comunidade local. O contador Valdenês Pacheco Barbosa, 33 anos, está fazendo a diferença na vida dos estudantes de sua cidade, preparando-os para o desafiador Exame de Suficiência Contábil (CFC) com um cursinho que vai além do ensino, abraçando sonhos e construindo oportunidades.

Movido pela paixão pela contabilidade, em 2022, ele trabalhou em conjunto com a coordenadora do curso de ciências contábeis da Unitins, Ana Paula Monteiro; e também com a diretora do Campus, Gisele Leite Padilha, para fundar o "Curso Preparatório - CFC Unitins", que atualmente está em sua 3ª edição. A ação é voltada para estudantes do último ano de contabilidade da Unitins, campus Augustinópolis, bem como para graduados em contabilidade de instituições regulamentadas pelo MEC. Mais de 90 estudantes já se beneficiaram deste curso, que oferece 30 vagas em cada edição.

“Mesmo com a carência de cursos na região, na época a qual prestei o exame tirei uma das maiores notas da Região Norte. Isso abriu as portas para aprovação em concurso público e crescimento na vida acadêmica”, explica o contador.

Valdenês, além de ser coordenador do curso também ministra algumas matérias do cursinho como sobre “Contabilidade Geral”, “Princípios de Contabilidade” e “Normas Brasileiras de Contabilidade”. As demais disciplinas contam com o apoio de professores voluntários do quadro de docentes da faculdade onde atua.

A participação é simples. Os interessados podem acessar o formulário de inscrição divulgado em edital próprio da faculdade, geralmente disponível nos meses de fevereiro e julho. O curso também oferece transporte gratuito para o local de prova, uma ajuda inestimável para os alunos considerando as dificuldades geográficas da região, que está a cerca de 250 km de Araguaína, o local mais próximo para a realização do exame.

Segundo Pacheco, os resultados dessa iniciativa são notáveis. Uma delas, é o número de inscrições para o exame aumentou consideravelmente, e a taxa de aprovação supera os valores médios da Região Sul, conhecida por seu alto número de aprovados.

Para ele, a profissão é uma chave para um futuro repleto de oportunidades. “Os profissionais contábeis podem desempenhar diversos papéis cruciais, desde auditores e analistas até professores e pesquisadores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico de sua região”, conta.

Para Valdenês, “a alegria e o entusiasmo visíveis nos rostos dos estudantes que conseguem realizar seus sonhos são indescritíveis. Ser parte desse projeto é ir além do ensino; é ajudar a construir sonhos e objetivos, não apenas daqueles que conquistam a aprovação, mas de todos que buscam essa oportunidade”.

Fotos: acervo pessoal do contador Valdenês.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.