Segundo dia de atividades do Conexão Contábil tem início

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O segundo dia de atividades do evento Conexão Contábil, edição Nordeste, foi iniciado na manhã desta quinta-feira (12), em Teresina (PI).  Na ocasião, autoridades da área contábil de todo o estado se fizeram presentes.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Piauí (CRCPI), Adriana de Almeida Paula da Graça, iniciou as atividades fazendo um breve discurso, agradecendo a presença de todos e o apoio do CFC à classe contábil do estado. “Os profissionais da contabilidade do estado do Piauí são muito gratos ao Sistema CFC/CRCs”, disse.

Na sequência, ao se dirigir aos presentes, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade destacou a necessidade de fazer a profissão evoluir, com base no que exige o mercado de trabalho. “O futuro já chegou e o mercado precisa de profissionais alinhados com as novas tecnologias que saibam interpretar o grande volume de dados disponíveis, que façam leituras consistentes nos ambientes internos e externos das empresas e incorporem os valores ambientais, sociais e de governança e, principalmente, que assumam as suas posições como consultores de negócios”, ponderou.

Com base nessa afirmação, Aécio Dantas ressaltou a importância da ação desenvolvida pelo CFC, que está encabeçando uma reforma curricular para a melhoria da qualificação do profissional da contabilidade e da própria realização da série de eventos do Conexão Contábil. “Quando expandimos a oferta de cursos de qualidade em Ciências Contábeis no Brasil, e, acima de tudo, quando nos reunimos para melhorar o currículo e, consequentemente, a formação dos contadores brasileiros, estamos de fato dando um passo em favor do desenvolvimento econômico e do crescimento do nosso país”, afirmou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, fez também um breve apanhado das atividades do dia anterior, destacando o anúncio da conquista da abertura do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Acre (Ufac), a ser ofertado no próximo ano. Na ocasião, o presidente agradeceu todos os envolvidos nessa conquista e ressaltou a importância da participação de cada um nesse processo. “Preciso, por dever de justiça, dizer que essa conquista do estado do Acre não é decorrente do discurso de agora. Ela é decorrente de um discurso que vem sendo feito pelo próprio CRCAC, com apoio do CFC, inclusive na gestão do presidente Zulmir. Conseguimos, ontem, a abertura do curso com apoio direto do secretário do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza”, falou.

Aécio Dantas também comunicou que o estado do Amapá também não possui curso público na área contábil e que esse será um objetivo de sua gestão. “Ontem, o presidente do CRCAP informava que o estado do Amapá também não possui curso de Ciências Contábeis. Eu me comprometi com ele para que possamos iniciar um movimento para levar o curso de Ciências Contábeis para a Universidade Federal do Amapá”, disse o presidente.

Ao finalizar sua fala, Aécio Dantas agradeceu todos os presentes desejando sucesso à realização do evento. “Encerro as minhas palavras agradecendo todos os participantes do evento, por enriquecerem esse encontro com seus conhecimentos. Desejo que as próximas edições do Conexão Contábil, que inclusive já tem data e local de realização, sejam de muito sucesso, assim como ocorre em Teresina, e que avancemos cada vez mais em nossa profissão. Muito obrigado a todos e que tenhamos um excelente Conexão Contábil, edição Nordeste”, finalizou.

Compuseram a mesa de abertura do segundo dia de atividades, o secretário de Fazenda do Estado do Piauí, Antonio Luíz Soares Santos; a presidente do CRCPI, Adriana de Almeida Paula da Graça; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim; o presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon); Joaquim de Alencar Bezerra Filho; e a representante do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Salvina Veras.

O Conexão Contábil seguiu seus trabalhos com a realização do painel “Perfil do Profissional do Futuro”, ministrado pelo professor doutor Eliseu Martins, com mediação da presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim. O evento está sendo transmitido em tempo real pelo canal do CFC no YouTube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.