Secretário do MEC reflete sobre posicionamento das Ciências Contábeis no contexto da inovação

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

“As Ciências Contábeis no Contexto da Inovação” foi o tema da palestra do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, na abertura do Conexão Contábil Nordeste. A apresentação aconteceu nesta quarta-feira (11) no modelo híbrido – presencial e também com transmissão on-line ao vivo. O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e acontece nos dias 11 e 12 de maio, em Teresina (PI).

A primeira palestra do Conexão Contábil tratou da proposta de alteração da Resolução CNE/CES n.° 10, de 16 de dezembro de 2004. O documento institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), ex-presidente do CFC e coordenadora da Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, Maria Clara Cavalcanti Bugarim, foram os moderadores da exposição.

Dantas disse considerar a palestra de abertura como a atividade central do Conexão Contábil, edição Nordeste, por discutir um tema grandioso. “É um momento em que conseguimos discutir as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis com a presença do amigo – eu já posso dizer assim –, colega, contador Wagner Vilas Boas, secretário de Educação Superior, e que tem nos dado uma ajuda maravilhosa em todo esse processo”, celebrou. O presidente ressaltou que Vilas Boas tem fornecido orientações ao CFC sobre os caminhos que devem ser percorridos na construção da minuta que propõe a reforma curricular.

Na ocasião, o secretário contou que recebeu uma cópia da minuta na reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs, que aconteceu na manhã do dia 11 de maio. Vilas Boas disse que o documento está alinhado com algumas propostas que faria sobre o assunto. “Eu tive acesso a uma minuta, um documento que vocês estão preparando, agora pela manhã, quando eu estive na reunião com os presidentes. (...) Dei uma lida e falei para eles e para a professora Clara [Maria Clara Bugarim]: ‘eu não preciso dizer nada. Eu posso ir embora e deixar vocês. Isso porque eu acho que não vou contribuir porque alguma coisa que eu queria colocar, eu já vi contemplada no texto que vocês me apresentaram’”, disse.

O presidente do Conselho agradeceu a Vilas Boas pelo apoio que o secretário está dando à autarquia para que seja ofertado o curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Acre (Ufac), assunto que já vinha sendo abordado pelo CFC em outras gestões. “Como fruto desse trabalho, dessa parceria, de termos uma pessoa com a sensibilidade do secretário Wagner ao nosso lado, temos hoje uma conquista extremamente importante para a região Norte, para o Estado do Acre”, afirmou. O contador explicou que o secretário esteve empenhado com o assunto, entrando em contato com a reitora da Ufac e, como resultado, em 2023, haverá a oferta do curso naquela instituição.

Em sua palestra, o secretário não tratou especificamente da resolução, mas procurou situar as Ciências Contábeis no cenário da inovação. A proposta foi contextualizar o mundo atual e mostrar onde o profissional da contabilidade está inserido nessa nova realidade, principalmente no pós-pandemia. Segundo o secretário, a abordagem do assunto era um meio de colaborar com as discussões voltadas para a reforma curricular, “como uma forma de contribuir, para incomodá-los sobre a necessidade de atualização da resolução”, explicou.

Conexão Contábil

O Conexão Contábil Nordeste é uma oportunidade de os profissionais da contabilidade proporem alterações nas diretrizes curriculares, já que, na agenda do evento, estão ocorrendo discussões sobre o assunto. O Conexão Contábil é uma série de eventos regionalizados, promovidos de forma híbrida, gratuitamente, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para a capacitação dos profissionais da contabilidade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.