Secretária-Executiva do Ministério do Meio Ambiente visita o CFC

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, recebeu, nesta terça-feira (12), a visita institucional da secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, a contadora gaúcha, Ana Maria Pellini. Também participaram do encontro o vice-presidente de Política Institucional, Joaquim Bezerra; o conselheiro do CFC, Pedro Gabril; e a diretora executiva do CFC, Elys Tevania.

Vice-presidente, Joaquim Bezerra; presidente do CFC, Zulmir Breda; secretária-executiva do MMA, Ana Maria Pellini; e o conselheiro Pedro Gabril

A aproximação com órgãos do Governo Federal é um dos objetivos do CFC  na missão de buscar as melhores soluções para a melhoria do ambiente de negócios e para o desenvolvimento sustentável do País. Durante o encontro, o presidente Zulmir Breda falou sobre a importância de termos profissionais ocupando relevante cargo na administração pública federal e destacou a carreira da contadora Ana, com a qual teve o privilégio de trabalhar na Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do RS. “Sempre incentivamos a participação de colegas nas altas esferas do poder público, e a trajetória de vida pública da colega Ana Pellini, a credenciou para ocupar este importante cargo”, destacou Breda.

O presidente Breda abordou o tema do Relato Integrado e do status da sua implementação na prática em empresas brasileiras. Segundo ele, esse modelo diferenciado de Relatório de Gestão é um instrumento de incentivo às empresas na prática de ações de governança corporativa, incluindo responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Breda realizou um breve histórico sobre o tema e comentou a importância de contar com o apoio do Ministério do Meio Ambiente para o incentivo às empresas na adoção desse modelo de relatório. O presidente do CFC também comentou que o Conselho Federal de Contabilidade instituiu dois grupos de estudos que analisam a viabilização da regulamentação do Relato Integrado ( Portaria CFC n.º 324, de 18 de setembro de 2018) e da asseguração do mesmo (Portaria CFC n.º 325, de 18 de setembro de 2018).

A secretária-executiva Ana Maria Pellini agradeceu o encontro e parabenizou o Conselho pelo trabalho. Segundo ela, é necessário que exista uma consciência coletiva nas empresas sobre as questões ambientais e comentou sobre a importância de relatórios como esses como instrumento para auxiliar na análise de riscos dos impactos ambientais.

Ana Pellini foi servidora pública da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição onde atuou como professora. É também mestre em Administração Pública. Entre outros cargos, foi Diretora-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do RS, presidiu a Fundação do Proteção Ambiental do RS, foi secretária de Licenciamento e Regularização Fundiária da Prefeitura de Porto Alegre e, por último, Secretária do Meio Ambiente do Governo do Estado do RS.