SBCASP: convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais é destaque na abertura do evento

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

“Desafios e Tendências da Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público para 2023” é o tema do VIII Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público (SBCASP). O encontro virtual foi aberto na manhã desta quinta-feira (1°/12) e reuniu um público de mais de 500 pessoas. A iniciativa é uma parceria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O evento é transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do CFC no YouTube.

O presidente da autarquia, Aécio Dantas, celebrou o trabalho conjunto do CFC com a STN e ressaltou que muitos frutos já foram colhidos dessa integração, não apenas para a classe contábil, mas para o Brasil. Entre algumas atividades realizadas pelas entidades em conjunto, foram destacadas a III Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios; o próprio SBCASP, que está em sua oitava edição; e a convergência das Normas Contábeis Aplicadas ao Setor Público aos padrões internacionais. “Sobre a convergências das Normas, precisamos ressaltar os reflexos dessa iniciativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. Essa árdua tarefa, que exige muito estudo, interpretação e análise, torna as nações mais competitivas, aumenta a credibilidade do país nos mercados internacionais, amplia a capacidade de atração de investimentos e tudo isso, com certeza, é revertido para a população”, afirmou o contador.    

Sobre o assunto, o representante do International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb), João Carlos Fonseca, falou que vê com satisfação o dinamismo do Brasil na implantação das IPSAS, normas internacionais de contabilidade de competência para o setor público.

Dando continuidade à abertura do evento, o conselheiro do CFC e representante do Banco Mundial no Brasil/BIRD, Leonardo Nascimento, pontuou as atividades que a entidade vem desenvolvendo no país, como os projetos com os Tribunais de Contas do país.

Para finalizar, o subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, também celebrou a parceria entre o Conselho e a Secretaria e deu destaque àqueles que trabalharam na convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais. O subsecretário também enfatizou o tamanho do público participante no evento, que reuniu centenas de profissionais.

Heriberto Nascimento ainda compartilhou com o público a satisfação da entrega da premiação do 1º Concurso de Inovação em Custos no Setor Público promovido pela secretaria, cujo vencedor foi o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Para assistir ao seminário, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.