São Luís é a próxima parada do Abraçando o Controle Social

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

São Luís (MA) vai receber, na próxima quarta-feira (22), o projeto Abraçando o Controle Social. Esta será a 12º cidade a lançar a iniciativa, que tem como objetivo conscientizar os profissionais da contabilidade, gestores do âmbito público e a sociedade civil sobre a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social para o desenvolvimento sustentável do País.

“Depois das descobertas feitas pela operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Segundo ele, o objetivo do projeto é, também, conclamar a classe contábil para o engajamento ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização da gestão pública. “Precisamos do profissional da contabilidade junto com a sociedade, para que a fiscalização da administração pública seja cada vez mais assertiva, trazendo mais transparência sobre os recursos públicos”, conclui.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); da Controladoria-Geral da União (CGU); e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). No estado, o evento é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA) com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA); da Prefeitura de São Luís; da Escola Superior de Controle Externo de São Luís;  e da escola Upaon Açu.

Na programação, temas como: o papel e a rede das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos; a participação do controle externo como ferramenta de transparência social; e a importância da classe contábil ao desenvolvimento sustentável do país.

"A sociedade precisa ser estimulada a participar cada vez mais da formulação de políticas públicas, assim como acompanhar e avaliar as ações realizadas, os recursos aplicados e os resultados alcançados. O evento Abraçando o Controle Social é uma contribuição dos profissionais da contabilidade para que essa participação popular seja alcançada”, ressalta o presidente do CRCMA, João Conrado de Amorim Carvalho.

As inscrições devem ser realizadas AQUI!

Serviço

Lançamento Regional do projeto Abraçando o Controle Social em São Luís (MA) 
Data: Quarta-feira, 22 de maio 
Horário: 8h30
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – Avenida Professor Carlos Cunhas, Bairro Calhau – São Luís (MA)

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.