Saiba como submeter um artigo à Revista Brasileira de Contabilidade

Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que visa a valorização do conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. A publicação é bimestral, e garante que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.

Os autores interessados em publicar seus artigos na revista, devem verificar a  conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Manual do Articulista. Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail rbcartigos@cfc.org.br.

Passo a passo

Os articulistas devem estar atentos às regras relativas à submissão, formato e conteúdos dos artigos. Feito isto, deverão encaminhar os artigos para o e-mail rbcartigos@cfc.org.br, que serão analisados, inicialmente, pelo coordenador do Conselho Editorial da RBC (desk review), que decidirá pelo seu envio, ou não, a dois membros do Conselho Editorial para avaliação.

O artigo aprovado na primeira etapa (desk review) será avaliado por dois membros do Conselho Editorial, sem conhecimento dos autores (doble blind review), que emitirão parecer quanto à adequação, ou não, do artigo para publicação, bem como farão sugestões de melhoria, com o objetivo de auxiliar o(s) autor(es) na qualidade do artigo, de forma construtiva.

Em caso de discordância entre os dois avaliadores, o texto será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial para decisão quanto à publicação do material.

Caso o artigo seja aprovado com solicitação de alterações pelo(s) avaliador(es), o autor deverá efetuá-las com indicação (marcas de revisão). A publicação do artigo estará condicionada ao atendimento das alterações pontuadas. Independentemente de qualquer análise adicional, será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa ao profissional da contabilidade ou à classe contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.