Rio de Janeiro recebe o projeto Abraçando o Controle Social

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

 

O Rio de Janeiro é o terceiro estado brasileiro a receber o projeto Abraçando o Controle Social. O lançamento da iniciativa na região foi realizado, nesta quarta-feira (29), no Ministério Público RJ, e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda.

“O país tem solução e a participação do cidadão brasileiro no controle social é uma das saídas para um Brasil mais transparente e menos corrupto. E essa participação vai muito além da exigência de uma nota fiscal, por exemplo. Precisamos trazer, para nós, a responsabilidade em controlar a gestão pública, em fiscalizar os gastos e a aplicabilidade disso”, ressaltou o presidente do CFC.

Zulmir Breda, presidente do CFC

A iniciativa tem como propósito conscientizar os profissionais da contabilidade, e gestores de controle interno das entidades públicas, sobre o papel fundamental desses atores para o funcionamento dos mecanismos de controle social, levando informações aos municípios e difundindo as boas práticas de controle social. O objetivo é que a classe Contábil possa estar engajada na promoção do desenvolvimento de uma consciência coletiva, com responsabilidade social, visando uma administração pública mais transparente e sustentável.

“É a consolidação da participação da Classe Contábil, junto com a sociedade, para uma verdadeira revolução pacífica. Nosso Brasil presencia um dos momentos mais difíceis de sua história e não estamos sabendo como lidar com tantos desafios. E é por isso que precisamos unir forças para que mudança aconteça de fato e, como presidente do CFC, firmo o compromisso em difundir essa ideia em todas as regiões do país”, reforçou Zulmir Breda.

Participantes da edição carioca do Abraçando o Controle Social

O projeto faz parte de uma parceria firmada entre o CFC; a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). No Estado do Rio de Janeiro, além do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ), o Abraçando o Controle Social também conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); do Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP-MPRJ); do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC); e da Comissão de Área Pública do CRCRJ.

Parcerias

Durante o encontro, o presidente do CRCRJ, Waldir Jorge Ladeira dos Santos, agradeceu a chegada do projeto ao Rio de Janeiro e lembrou que a iniciativa é integrada pela dedicação voluntária dos profissionais. Nesse sentido, destacou a importante atuação do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e do Observatório Social do Brasil (OSB).

“É mais um sonho realizado de união e cooperação conseguirmos lançar o projeto no Rio de Janeiro. Temos 55 mil profissionais registrados em nosso estado e sabemos da nossa força. E o controle é, para nós, fundamental para o desenvolvimento de um país mais transparente com a retomada da ética e do compromisso com a população”, disse.

Já o promotor de Justiça e coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do MPRJ, Pedro Borges Mourão, agradeceu a parceria no projeto e afirmou que auxiliar na prevenção do desvio de dinheiro público, e ser parceiro dos profissionais da contabilidade nessa missão, é um grande passo na busca por um Brasil melhor. “O Ministério Público necessita estar emanado com as demais instituições para promover e garantir a transformação que a nossa sociedade necessita nesse momento tão conturbado. Nos últimos 12 meses, o MPRJ celebrou mais de 50 convênios com entidades parceiras e, fazer parte do Abraçando o Controle Social, é mais uma conquista”, concluiu.

Mesa de abertura, da esquerda para a direita: Adeildo Osório, Waldir Ladeira, Pedro Borges Mourão, Zulmir Breda, Diva Gesualdi e Márcia Andrea dos Santos Peres

 

Para Márcia Andrea dos Santos Peres, controladora-geral do município do Rio de Janeiro, e representante do Conaci no evento, o controle interno necessita caminhar em conjunto com o social para a sua efetividade. “Caminhar junto é abraçar quem está perto e alcançar quem se encontra longe. Os controles interno e social se complementam na árdua tarefa de ajudar a administração pública na execução dos serviços”.

Diva Maria de Oliveira Gesualdi, conselheira representante do CRCRJ no CFC, representando no evento a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, reforçou que a ideia do Abraçando o Controle Social é o intercâmbio das boas práticas em busca do aperfeiçoamento das ferramentas de controle e o incentivo à participação dos profissionais em ações da gestão pública. “Os profissionais da contabilidade são um canal entre as instituições e a sociedade participativa. Temos ferramentas importantes para a consolidação democrática no Brasil. Enquanto guardiões do patrimônio e agentes de transformação, nossa missão é defender a sociedade buscando a melhoria da gestão pública”, completou.

“Não é tarefa fácil, mas continuaremos firmes em nossa missão de realizadores do projeto Abraçando o Controle Social em todos os lugares do Brasil, honrando uma das principais missões dos profissionais da contabilidade: buscar a transparência das contas para a efetividade da administração pública e de um desenvolvimento mais sustentável”, concluiu o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira.

O próximo estado a receber o projeto Abraçando o Controle Social será a Paraíba, no dia 11 de setembro, na cidade de João Pessoa.

Fotos: Divulgação CRCRJ

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.