Por Deividi Lira e Luciana Costa
Agência Apex/Comunicação CFC
O segundo dia de atividades da 1.111ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada nesta quinta-feira (26), foi marcado - entre outros pontos - pela aprovação da interpretação técnica ICPC 09 (R3) – Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial. Essa atualização faz parte do plano de trabalho do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) para alinhar pronunciamentos, interpretações e orientações às normas contábeis internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB).
A ICPC 09 não possui correspondência direta com uma norma emitida pelo Iasb, o que resultou em falta de atualizações comparadas aos documentos do CPC que têm essa correspondência. Como resultado, foi identificada a necessidade de realizar correções de redação e referência na ICPC 09, para alinhá-la às atualizações observadas nos documentos emitidos pelo CPC.
Ainda durante a reunião plenária, o presidente Aécio prestou uma homenagem à presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago, em agradecimento pelo apoio na realização do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). “Foi um evento grandioso. Fazer acontecer foi uma vitória pra todos que estavam envolvidos. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa história”, disse Sandra.
O presidente Aécio também agradeceu o vice-presidente de Governança e Gestão do CFC, que foi o coordenador do evento, e toda a equipe organizadora. “Foram dias inesquecíveis, memoráveis. Tão importante como o conteúdo técnico, foi mostrar a pujança da nossa classe. Estamos todos de parabéns. O CFC, a FBC, a Fenacon, o Ibracon e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina”, ressaltou Aécio.
O CBC reuniu aproximadamente 7 mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros, em Balneário Camboriú (SC) entre os dias 8 e 11 de setembro.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.