Reunião Plenária: CFC e MMFDH assinam Acordo de Cooperação Técnica

Por Daniel Bruce
Com colaboração de Sheylla Alves
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinaram, na tarde desta quarta-feira ( 9) durante a realização da 1.092ª Reunião Plenária Ordinária do CFC, o Acordo de Cooperação Técnica, que visa ampliar a captação das doações realizadas diretamente na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e que são direcionadas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).

O documento foi assinado pelo presidente da autarquia, Aécio Prado Dantas Júnior; pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto; pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa; e pela secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Ramos Monteiro.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento do Selo CFC Inclusivo, que na sequência, o presidente Aécio Dantas o entregou à ministra e aos secretários nacionais, em primeira mão. O ato teve o objetivo de celebrar não apenas a assinatura do termo entre as entidades e o início do projeto, mas, de também promover a diversidade, a equidade e a inclusão social no âmbito do Sistema CFC/CRCs.

A reunião tratou, ainda, de assuntos pertinentes às Vice-Presidências; à Câmara de Desenvolvimento Profissional; à realização do Exame de Suficiência do CFC Edição 2/2022; e à posse do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim Bezerra, e do ex-vice-presidente Técnico da autarquia Idésio Coelho, na Academia Paulista de Contabilidade. Também foi abordado o Projeto n.º 3004, que dispõe sobre o Programa de Excelência na Contabilidade.

CFC Inclusivo

No período da manhã, durante a Reunião Plenária, a diretoria e os conselheiros do Sistema CFC/CRCs deliberaram sobre o novo projeto denominado CFC Inclusivo, que fala sobre diversidade, equidade e inclusão. Para o presidente do CFC, Aécio Dantas, "a linha geral deste projeto, que vem de uma discussão de trabalho muito criteriosa, é uma temática que envolve muitas opiniões. Mas quem já viu o projeto entendeu a dimensão dele. O propósito é realmente amplo: vamos falar de inúmeras pautas pertinentes à inclusão, com o foco na nossa profissão", contou.

O projeto visa promover a integração proposta pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em que a inclusão, em todas as suas vertentes, esteja presente. A coordenadora da Comunicação do CFC, Rafaella Feliciano, apresentou o projeto durante a reunião e destacou o estudo aprofundado que foi realizado para que o projeto saísse do papel. Em sua fala, ela reiterou que, na América Latina, ainda não existem estudos sobre a questão da inclusão na Contabilidade, e isso prejudica a mensuração de dados referentes a essa questão, bem como sua comparação com outros continentes.

"Essa foi umas das questões que enfrentamos para trabalhar essa temática no âmbito do Brasil. Nós juntamos essa necessidade ao rever, hoje, o conceito integrado de contabilidade como membro do Pacto Global, que é um movimento da ONU que engloba o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E, nós, enquanto signatários do Pacto Global, fomos incumbidos de trabalhar a inclusão e outras metas", complementou Rafaella.

Então, diante dessas vertentes, o selo do CFC Inclusivo foi idealizado e apresentado para destacar o compromisso da integração entre as mais diversas bandeiras da inclusão, com respeito a todos os talentos contábeis. "Esse selo será utilizado na marcação de tudo que possamos produzir em cumprimento das metas do Pacto Global. A intenção é que possamos levar essa campanha para diversas práticas inclusivas institucionais", destacou Rafaella.

A diretora executiva do CFC, Elys Tevania, emocionada diante da apresentação sobre o projeto, ressaltou que o CFC Inclusivo suscita grande orgulho – inclusive pessoal. "Em todos os anos que pertenço ao Conselho, esse foi, sem dúvidas, um dos momentos de grande orgulho pessoal. Pertencer a esse movimento tão lindo faz com que eu veja, hoje, um direcionamento de pessoas que se importam com as outras, e isso é singular”, revelou Elys.

Ela ainda parabenizou o presidente Aécio pela fluidez ao tratar da temática e também a todos que fizeram parte desta história. “Digo que vocês não estão apenas abraçando uma pessoa que precisa e, sim, incluindo. Pois tenho certeza de que, quando uma pessoa é discriminada, ela encontra inúmeros desafios, mas, quando ela encontra o acolhimento e o amor, sabe que é possível superar tudo”, finalizou.

A diversidade, a equidade e a inclusão, agora de forma ainda mais firme, fazem parte do alinhamento de metas do CFC com o Pacto Global, com o projeto CFC Inclusivo em prática, sempre zelando pela ética e pela qualidade dos interesses da classe contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.