Reunião do Comitê de Gestão Estratégica reforça compromisso com sustentabilidade dos CRCs

Por Sheyla Alves
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou reunião de alinhamento do Comitê de Gestão Estratégica no último dia 27 de março. O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) e contou com a participação do presidente do CFC, Aécio Dantas, e de todos os membros do comitê. O tema central em debate pelos participantes foi a implementação do Projeto de Gestão Estratégica dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) – Compartilhando Conhecimentos, Boas Práticas e Resultados.

O colegiado analisou o conteúdo das Portarias Presidenciais CFC n.º 150 e n.º 128, ambas de 13 de março de 2024, que instituem o Comitê de Gestão Estratégica e estabelecem sua composição, respectivamente. Na oportunidade, o presidente Aécio Dantas destacou a expectativa em relação ao projeto, diante da sua essencialidade e importância para o Sistema CFC/CRCs, e relembrou que, há muitos anos, enquanto ainda vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, já trabalhava na implantação das medidas para diagnóstico das situações dos CRCs. Segundo Aécio, o projeto em comento é a evolução desse trabalho.

Reunião do Comitê de Gestão Estratégica

O vice-presidente Joaquim Alencar Bezerra Filho apresentou um panorama sobre a implementação do projeto, desde 2022 até o presente momento, com detalhes para os CRCs visitados e monitorados, bem como para os resultados já alcançados. Ele elucidou o funcionamento dos três eixos do Projeto de Gestão Estratégica: Sustentabilidade Financeira, Integração de Conhecimentos e Gestão de Resultados.

Já a vice-presidente Ana Luiza Pereira Lima, ex-coordenadora do Comitê Operacional de Sustentabilidade Financeira, contextualizou as atividades desenvolvidas até 2023, com a apresentação da situação atual de cada CRC após a implementação do Projeto de Sustentabilidade Financeira. Ela descreveu o fluxo das atividades, desde a visita inicial até o acompanhamento do plano de ação, e destacou os principais identificados, além dos resultados das pesquisas de satisfação realizadas junto aos CRCs.

Confira a composição do Comitê de Gestão Estratégica:

I - Joaquim Alencar Bezerra Filho (PI), coordenador;

II - Haroldo Santos Filho (ES), coordenador-adjunto;

III - Brunno Sitonio Fialho de Oliveira (PB);

IV - José Gonçalves Campos Filho (PE);

V - Lucilene Florêncio Viana (AM);

VI - Geraldo de Paula Batista Filho (PE);

VII - Vanderson da Silva Melo (SE);

VIII - João Altair Caetano dos Santos (RO); e

IX - Roberto Schulze (ES).

Após as apresentações, os novos membros do Comitê de Gestão Estratégica debateram propostas de melhorias para o projeto. Entre as medidas discutidas, está a criação de uma política de sustentabilidade para o Sistema CFC/CRCs, a elaboração de um método para implantação e monitoramento dessa política, a revisão do plano de ação de cada CRC visitado, e a definição de um cronograma para realização dos trabalhos no atual exercício. Uma das metas estabelecidas durante a reunião é a de alcançar a sustentabilidade financeira dos 27 CRCs até o fim de 2025.

A reunião do Comitê de Gestão Estratégica reforça o compromisso do Sistema CFC/CRCs com a promoção da eficiência, transparência e sustentabilidade financeira, visando sempre ao aprimoramento dos serviços prestados à sociedade e ao fortalecimento da profissão contábil no Brasil.

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