Responsabilidade Socioambiental é tema de fórum no 20º CBC

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A responsabilidade socioambiental é, atualmente, um dos assuntos mais discutidos nas grandes empresas brasileiras. Muitos profissionais que atuam nessa área afirmam que, quando as grandes organizações adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, o ambiente funcional tende a melhorar e todos ganham em qualidade e funcionalidade.

Com o tema: “Responsabilidade Socioambiental: Cases de Sucesso”, a ser apresentado no III Fórum Nacional de Responsabilidade Socioambiental do Sistema Contábil, durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocorre de 11 a 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza (CE), os congressistas irão discutir sobre as boas práticas de responsabilidade social e ambiental e o papel do profissional da contabilidade no fomento dessas iniciativas.

O fórum, que será coordenado pela conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenadora do Balanço Socioambiental do CFC Marisa Schvabe de Morais, traz à discussão a importância do assunto nas organizações. “A responsabilidade socioambiental ilustra não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também a preocupação com o meio ambiente”, afirma Marisa.

Para compor o time de experts sobre o assunto, o fórum contará com as presenças do coordenador de Sustentabilidade do Comitê de Ética e do Relatório de Sustentabilidade da Dudalina, Bruno Luz Martins, e do coordenador do escritório de gestão, empreendedorismo e sustentabilidade da Universidade de Fortaleza (Unifor), Rogério Barros.

O coordenador de Sustentabilidade da Dudalina, Bruno Luz, apresentará, como case de sucesso, o Relatório de Sustentabilidade utilizado pela Dudalina desde 2009, além dos resultados financeiros, os indicadores sociais e ambientais das operações da empresa. O painelista abordará, também, o processo de elaboração do Relatório da empresa. “Todo o material da definição dos indicadores, mobilização dos setores internos, levantamento das informações, apresentação, auditoria e divulgação é produzido internamente na Dudalina”, avisa.

Já o coordenador de Sustentabilidade da Unifor, Rogério Barros, abordará o trabalho desenvolvido na universidade no que diz respeito às práticas sustentáveis e o impacto delas no meio acadêmico. “Na universidade, ressaltamos a importância do tema para que os alunos disseminem o assunto na sociedade”.

No CFC, a prática de responsabilidade socioambiental vem sendo adotada desde 2005, ano da primeira publicação do Balanço Socioambiental. O documento, elaborado por uma comissão instituída pelo CFC, é dividido em gestão institucional; gestão de pessoas; gestão de registro, fiscalização, normatização e educação continuada; gestão socioambiental; e balanço social em dados.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.