Programa de Voluntariado da Classe Contábil é apresentado na 7ª edição do Encontro Luso-Brasileiro

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Durante a 7ª edição do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade e do XV Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, realizados simultaneamente no dia 31 de março, na Casa do Comércio, em Salvador (BA), a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, ministrou palestra magna sobre “O Exercício da Cidadania e o Combate à Corrupção”.

pvcc

Da esq. para a dir.: José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; Idésio Coelho, presidente do Ibracon; Iara Luísa de Santana Dória Vaz, integrante da comissão gestora do PVCC; e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra.

A palestrante fez uma abordagem sobre o combate à corrupção no Brasil e o seu impacto no crescimento do País. Maria Clara apresentou, também, a importância do trabalho do PVCC para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária por meio da disponibilização de seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado. Atualmente, há mais de seis mil profissionais cadastrados no programa, que atua nos valores ligados à cidadania, solidariedade, ética profissional, transparência e responsabilidade social.

Na palestra, a presidente da Abracicon enfatizou a parceira do PVCC com o Observatório Social. “Os Observatórios agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, até que os recursos sejam gastos”, disse. No Brasil, há 107 observatórios sociais em 19 estados brasileiros.

O PVCC é coordenado, em nível nacional, pela contadora e conselheira do CFC pelo estado do Tocantins, Vânia Labres, e coordenado, na região Nordeste – onde aconteceram o 7º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade e o XV Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia –, pela integrante da Comissão Gestora do Programa do CFC de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Iara Luísa de Santana Dória Vaz, que também faz parte do Observatório social do Brasil e representou o PVCC nos eventos.

Para o vice-presidente Joaquim Bezerra, o trabalho do PVCC foi além do esperado. “Desde que foi criado, o Programa criou forma, vem atuando em benefício do cidadão e apresentando para a sociedade um profissional capacitado a contribuir com planejamento e orçamento familiar, tudo isso sem cobrar nada”, destacou Bezerra.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.