Representantes do Conselho Consultivo do Sistema CFC/CRCS prestigiam reunião plenária do CFC

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, conduziu a 1.084ª Reunião Plenária da instituição nesta quinta-feira (dia 17). Na oportunidade, os membros do Conselho Consultivo do CFC, o contador José Martônio Alves Coelho e Maria Clara Bugarim prestigiaram o evento e aproveitaram para saudar o Conselho Diretor, bem como os conselheiros que estarão à frente da nova gestão.

Na ocasião, Maria Clara Bugarim externou sua satisfação de poder saudar a nova Diretoria e os conselheiros do CFC e afirmar seu apoio à nova gestão. “Nesse momento, formalmente eu agradeço a oportunidade de poder fazer essa saudação a todos os novos conselheiros do CFC e empenhar todo o meu apoio e entusiasmo”, disse.

Maria Clara também reiterou o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), entidade a qual preside, para com o CFC. “Como ex-presidente desta Casa, minha alegria e meus aplausos; e como presidente de uma entidade irmã também, todo o meu apoio, todo o meu compromisso. Eu tenho certeza de que nós vamos continuar, vamos nos apresentar para a sociedade como uma profissão forte, estruturada e harmônica”, concluiu.

O ex-presidente do CFC, o contador José Martônio Alves Coelho, também felicitou a nova Diretoria e conselheiros e ressaltou a importância de todo o Sistema se manter unido em favor da defesa dos direitos e deveres da classe contábil. “Nós somos fortes quando estamos unidos, individualmente não ganhamos nada e se ganhamos é uma vitória efêmera. Quando nós estamos unidos, estamos sempre consolidando um edifício que nós estamos construindo e que vai demorar muito para concluirmos. Então, boa sorte a todos, que Deus abençoe a nossa caminhada”, ponderou.

(Da esquerda para a direita) José Martônio, Maria Clara e Aécio Dantas em reunião plenária do CFC.
Crédito: Fábio Pinheiro

O presidente Aécio agradeceu as palavras dos contadores e retribuiu os cumprimentos. “No meu discurso de posse, de forma muito sincera e emocionada, falei da importância de vocês na minha vida profissional, na minha carreira classista. Mas a importância vai muito além disso. Está na minha vida pessoal, vocês fazem parte da minha família e eu carrego o exemplo de vocês para sempre”, pontuou Aécio.

Em seguida, Aécio abriu as atividades da reunião deliberando sobre os assuntos de interesse da classe contábil. Entre os destaques das apreciações, está a prorrogação do vencimento da anuidade a ser paga pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), em virtude da calamidade que atingiu o município de Petrópolis (RJ). “Nós estamos propondo a resolução específica, que altera o prazo do vencimento das anuidades, prorrogando de 28 de fevereiro para 30 de abril, com a manutenção do desconto de 5%”, afirmou o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Além da ação citada, foram deliberadas pelo Plenário aprovação, revogação e alteração de resoluções e súmulas que disciplinam as atividades de fiscalização de desenvolvimento operacional do CFC, fechamento de acordos de cooperação com órgão afetos, entre outras pautas.

A reunião aconteceu na modalidade híbrida, sendo transmitida da sede do CFC. Para a realização do evento, foram obedecidos todos os protocolos sanitários desenvolvidos para a circunstância.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.