Representante do CFC participa do 2º Fórum de Contabilidade para o Setor Público que acontece em Zurique

Por Fabrício Santos
Comunicação Social

Será realizado, de 3 a 4 de julho, em Zurique, na Suíça, o Second forum for public sector standard-setters. O contador Leonardo Silveira do Nascimento, membro do Grupo Assessor das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público do CFC, irá representar o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

Leonardo foi indicado pelo IPSASB/Ifac para compor uma “força tarefa”, que estabelecerá a estratégia e o plano de trabalho do Conselho da Ifac, de 2019 a 2023.

Segundo Nascimento, a força tarefa faz o levantamento da necessidade da aplicação das normas no mundo. “Para editar uma norma, o Ipsasb cria um projeto que é deliberado pelos membros do board até a sua aprovação”, diz Leonardo.

No fórum, estarão presentes os stakeholders (usuários das IPSAS), que participarão do processo de apresentação dessas propostas. “Serão instaladas mesas de trabalho em que cada usuário da norma irá propor uma lacuna normativa necessária para determinado país ou região”, afirma Leonardo.

Os integrantes da força tarefa terão o papel de colher essas contribuições  –  obtidas no fórum e de outros canais de coleta de sugestões  –  e reuni-las em um documento que será apresentado ao IPSAS Board, que escolherá em torno de cinco ou seis projetos a serem  concretizados de 2019 a 2023 e se transformarão em novas IPSAS.

 O Ipsasb

Parte da estrutura da Ifac, o International Public Sector Accounting Standards Board trata exclusivamente das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Essas normas – IPSAS – são observadas pelas entidades do setor público, incluindo os governos centrais, regionais e locais, além de empresas públicas e agências governamentais.

Além do setor público, a estrutura da Ifac fornece suporte ao desenvolvimento, adoção e implementação de normas contábeis internacionais voltadas às áreas de auditoria, seguros, controle da qualidade, educação contábil e ética profissional contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.