Representante do CFC e do Ibracon na Ifac é indicada à presidência do SMP Committee

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) anunciou, no dia 21 de setembro, Monica Foerster como presidente do Comitê das Firmas de Pequeno e Médio Portes (SMP Committee) a partir de janeiro de 2017. A contadora, que representa o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) no Comitê da Ifac, é membro do SMP Committee desde 2014 e, a partir de janeiro de 2015, passou a ocupar a vice-presidência.

monica

No dia 25 de setembro de 2015, Monica participou de reunião Plenária do CFC, onde apresentou um resumo do trabalho que vem desempenhando no Comitê da Ifac. Ao lado, o vice-presidente Zulmir Ivânio Breda

O Comitê é composto por 18 membros de diferentes países e tem por missão fornecer subsídios estratégicos à Ifac, realizando atividades em três áreas principais: desenvolvimento de normas internacionais de alta qualidade, que também tenham aderência e aplicabilidade às Firmas de Pequeno e Médio Portes; desenvolvimento e compartilhamento de informações e conteúdos de suporte às Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes; e contribuição para o reconhecimento do papel-chave das Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes e das Pequenas e Médias Empresas para a economia global.

Monica, que terá mandato de três anos à frente do SMP Committee, é diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). "Será um desafio importante, porque o Comitê tem o compromisso de atuar no fortalecimento da profissão contábil e de contribuir para o desenvolvimento das firmas de pequeno e médio portes no mundo", afirma a contadora.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse que a indicação da brasileira para presidir o SMP Committee é importante para a contabilidade do País. "Ter representantes nos mais relevantes fóruns internacionais, especialmente em instâncias superiores, traz benefícios diretos para o Brasil, uma vez que somos partícipes de discussões e de decisões juntamente com os maiores países do mundo", ressalta.

Para mais informações sobre o SMP Committee, acesse a página https://www.ifac.org/about-ifac/small-and-medium-practices.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.