REPeC sobe para posição de destaque no SPELL (fator de impacto da Anpad)

Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC

A Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) alcançou posição de destaque na divulgação do último ranking do Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), que é o principal indexador brasileiro de periódicos na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O SPELL é mantido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) e, também, contempla as revistas científicas da área de Contabilidade. 

Esse ranking é divulgado anualmente, referindo-se ao desempenho das revistas no ano anterior. No ranking divulgado em 2018 (referente ao ano de 2017), a REPeC subiu 13 (treze) posições em relação ao ranking anterior (ano de 2016), no principal indicador (Fator de Impacto 2 Anos Sem Autocitação), considerando todas as revistas científicas das áreas contempladas pelo SPELL. No ano de 2016, a revista estava na 20ª posição e, em 2017, passou para a 7ª posição entre todas as revistas. Isso significa que, de todas as publicações cadastradas na base, a REPeC é a 7ª que tem o maior impacto nos dois primeiros anos, por meio de suas pesquisas publicadas.

Considerando apenas a área de Contabilidade, a REPeC subiu da 12ª para a 5ª posição. Já no indicador dos últimos cinco anos (Fator de Impacto 5 Anos Sem Autocitação), a revista subiu da 20ª para a 7ª posição. Apenas entre as revistas de Contabilidade, subiu da 14ª para a 6ª posição.

Para o professor doutor Orleans Siva Martins, editor da Repec, essa conquista ratifica a notória evolução da REPeC, que tem se estabelecido como um dos principais periódicos científicos de Ciências Contábeis do Brasil. Ao longo de mais de uma década de existência, a REPeC tem se consolidado com importantes conquistas editoriais, fruto do sério trabalho desenvolvido por todas as equipes editoriais que por aqui passaram nesse período. E isso tem sido observado pela comunidade acadêmica, que tem confiado à REPeC a publicação de suas pesquisas mais relevantes. O resultado disso é o alto volume de citações que seus artigos têm recebido, o que também ajuda a REPeC a alcançar maiores fatores de impacto, como o do SPELL, citado anteriormente. Para acessar o site da REPeC, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.