Relatórios de Gestão do CFC e Regionais são entregues ao TCU

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade entregaram, no mês de junho, os Relatórios de Gestão – exercício 2015 –  para o Tribunal de Contas de União (TCU).  Os documentos, elaborados de acordo com as disposições da Instrução Normativa TCU n.63/2010, da Decisão Normativa TCU nº 146/2015, da Portaria TCU n.º 321/2015 e das orientações de controle interno, conforme Resolução CFC n.º 1.161/09, têm o objetivo de prestar contas à sociedade e, especialmente, à classe contábil, sobre a aplicação dos recursos que arrecada e administra, dando transparência aos resultados da gestão.

A Portaria TCU nº 321/2015 traz, dentre outras informações, a estrutura de conteúdos dos Relatórios de Gestão que foi adotada pelo CFC e Conselhos Regionais. De acordo com a vice-presidente de Controle Interno, Lucilene Florêncio, “o trabalho foi feito de forma conjunta, com ações planejadas e desencadeadas conjuntamente, seguindo a orientação do Tribunal de Contas”, avisa.

No Relatório de Gestão do CFC, destaca-se o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo nos últimos anos para modernizar e valorizar a profissão contábil, atualmente composta por mais de 520 mil profissionais. “Todos os projetos criados no âmbito do Sistema CFC/CRCs estão de acordo com os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico como, por exemplo, os recursos aplicados no desenvolvimento de projetos de TI”, afirma Lucilene.

Os relatórios estão na base de dados do Tribunal de Contas aguardando análise técnica. No Portal da Transparência estão disponíveis os relatórios dos anos anteriores, para acessá-los, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.