Relato Integrado 2021 do Sistema CFC/CRCs é publicado

Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão

O CFC publicou no Portal da Transparência o seu Relatório de Gestão de 2021 – elaborado no formato de relato integrado. O objetivo principal é oferecer uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégica, a governança, o desempenho e as perspectivas do CFC, no contexto de seu ambiente interno e externo, levam à geração de valor público em curto, médio e longo prazos, além de demonstrar e justificar os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs.

A autarquia, que atua sempre com o objetivo de buscar o aprimoramento da classe contábil e de atuar na mitigação da crise econômica gerada pela covid-19, bem como na retomada do desenvolvimento socioeconômico do país, apresenta, por meio do documento, as principais práticas, atividades, inovações e também os investimentos realizados ao longo de 2021. O documento ainda traz impactos sociais positivos, ao contemplar aspectos ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês).

Dividido em quatro grandes áreas: Visão Geral, Organizacional e Ambiente Externo; Riscos, Oportunidades e Perspectivas; Governança, Estratégia e Desempenho; Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis, o Relato possui uma interface de fácil navegação para acesso às informações pelos cidadãos.

O Relato Integrado é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para todas as unidades da administração pública federal, com base na Decisão Normativa n.º 187/2020 e Instrução Normativa nº 84/2020. O documento é uma nova forma de apresentação das informações das empresas e das organizações, indo além dos relatórios tradicionais. O RI é estratégico para uma comunicação integrada e considera aspectos importantes para a sociedade, como o desenvolvimento sustentável.

Com essa edição, é a quarta vez que o Sistema CFC/CRCs divulga o Relato Integrado. Para ter acesso, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.