RBC: Prêmio Olivio Koliver é tema da nova edição da revista

O artigo vencedor tratou do impacto das novas políticas de financiamento partidário e eleitoral a partir das prestações de contas dos partidos.

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

A nova edição da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), n.º 258, correspondente aos meses de novembro e dezembro de 2022, já está disponível para leitura e traz uma reportagem especial sobre o Prêmio Olivio Koliver. A premiação foi entregue ao melhor artigo selecionado, referente aos materiais publicados na RBC no ano anterior à entrega da condecoração. Em cerimônia realizada em 15 de dezembro de 2022, durante a 1.093ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os autores receberam um troféu em reconhecimento à atual relevância acadêmica do tema do trabalho e em incentivo ao desenvolvimento das pesquisas em Ciências Contábeis no país. A reportagem tem uma entrevista especial com os vencedores.

A revista também conta com uma entrevista exclusiva com o professor doutor Samuel Durso, que conversou com a RBC sobre os distintos aspectos do tema "Diversidade: um valor que vai além dos ganhos econômicos". A entrevista está em consonância com as iniciativas do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o CFC faz parte desde 2022, e alinhada com o Projeto CFC Inclusivo, lançado pela autarquia no ano passado e que trata da diversidade, da equidade e da inclusão no Sistema CFC/CRCs.

Outros seis artigos compõem esta edição e tratam de temáticas diversas sobre consciência e educação financeira, diversidade, normas técnicas, entre outros. A RBC é uma iniciativa do CFC que promove a valorização do conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. Para ler a revista na íntegra, acesse aqui.

Edição especial da RBC 2023

A RBC está com a chamada de trabalho para a edição especial de 2023, com o tema "Tributação e Contabilidade: oportunidades e ameaças". As submissões poderão ser realizadas entre os dias 15 de janeiro e 15 de maio de 2023, de acordo com o calendário estipulado no edital. Os trabalhos encaminhados para publicação na revista deverão ser inéditos no Brasil e não poderão estar pendentes em outros veículos, impressos ou eletrônicos. Saiba mais sobre a edição especial da RBC, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.