Qualidade da pesquisa em contabilidade é tema de live nesta quinta (18)

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Estudantes de graduação em Ciências Contábeis, pesquisadores de cursos de pós-graduação em Contabilidade, demais estudiosos e profissionais da área não podem perder a live que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai realizar, em seu canal no YouTube, nesta quinta-feira (18), às 18 horas, em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

Com o tema “Qualidade da Pesquisa em Contabilidade: o que as Revistas Esperam”, o evento ao vivo irá discutir tópicos de pesquisa, com a finalidade de contribuir para a melhoria das publicações técnicas e científicas nacionais.

A iniciativa de realizar a live partiu da união de propósitos dos editores da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), mantida pela Abracicon, e dos membros do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), editada pelo CFC.

Palestrantes

Nesta quinta-feira (18), às 18 horas, irão discutir o tema os doutores Jacqueline Veneroso, coordenadora do Conselho Editorial da RBC e professora da Face/UFMG; Gerlando Lima, editor da REPeC e professor da UIUC/EUA; e Fábio Frezatti, editor da Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) da Universidade de São Paulo (USP).

A abertura da live será feita pela presidente da Abracicon, professora doutora Maria Clara Bugarim. Ex-presidente do CFC (gestões 2006-2007 e 2008-2009), ela foi uma das responsáveis pela criação da REPeC, revista científica que iniciou atividade em 2007.

Já a RBC é a mais antiga revista técnica em edição no País. Fundada em 1912, a Revista passou a ser editada pelo CFC a partir de 1971.

Próximas lives

O evento desta quinta-feira (18) será o primeiro de uma série de lives que irão debater temas relacionados à qualidade da pesquisa. Estão previstos encontros quinzenais entre os membros da REPeC, da RBC e convidados para discutir com os interessados no assunto.

No dia 1º de julho, às 18 horas, a live será “Passos para escrever um artigo”. Na primeira parte, o evento contará com apresentações de Ernani Ott, professor da Unisinos e membro do Conselho Editorial da RBC; e de José Elias Feres de Almeida, da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) e editor associado da REPeC. Na segunda parte, o tema será conduzido por Wenner Gláucio Lopes Lucena, professor da UFPB e membro da RBC; por Márcia De Luca, professora da UFC, representando a REPeC; e tendo como convidado o professor UFSC Carlos Eduardo Facin Lavarda.

Já no dia 15 de julho, no mesmo horário, está programada a discussão de “Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Gerencial”, na primeira parte da live, com Rosimeire Pimentel Gonzaga, da RBC e da UFES; Andson Braga, da REPeC e da FEA/USP; e, como professora convidada, a doutora Ilse Maria Beuren, da UFSC. O tema “Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Financeira” irá compor a segunda parte do encontro, com a presença de Emanoel Marcos Lima, da RBC e da UFMS; e Vinícius Gomes, da REPeC e da UFPE, sendo o professor convidado o doutor Ariovaldo dos Santos, da FEA/USP.

Os eventos seguintes estão sendo organizados e serão anunciados oportunamente.

Não percam!

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.