PVCC participa de capacitação do Observatório Social do Brasil  

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Os integrantes da Comissão Gestora Nacional, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, participaram nesta quarta-feira (22), em Curitiba (PR), de capacitações promovidas pelo Observatório Social do Brasil (OSB).

As ações integraram o 2º Congresso Pacto Brasil, um evento de projeção nacional que reuniu especialistas, integrantes de Observatórios Sociais, agentes governamentais, empresários, entre outros, em painéis temáticos que abordaram assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social.

Um dos destaques da capacitação foi o painel “Cidadania, Tecnologia e Gestão Pública”. Representantes do Ministério da Transparência e da Controladoria-Geral da União (CGU) apresentaram boas práticas sobre soluções tecnológicas a serviço da eficiência da gestão pública.

Para o coordenador-geral do PVCC, conselheiro Elias Dib Caddah Neto, as ferramentas apresentadas auxiliarão na criação de uma agenda voluntária positiva que facilitará o crescimento da cultura de eficiência da administração pública e enfrentamento à corrupção. “Além de uma verdadeira aula de cidadania, recebemos mais informações sobre a implantação da gestão dos observatórios sociais, assim, a comissão poderá tornar-se multiplicadora do projeto nos estados resultando, portanto, na efetivação do controle dos gastos públicos”, ressaltou.

A gestora nacional do PVCC Patrícia Pereira Castro, de Mato Grosso do Sul, disse que o evento foi importante para a disseminação da metodologia padronizada para a atuação dos observatórios, promovendo a capacitação e o suporte técnico dos multiplicadores. “Chegaremos munidos de informações relevantes em nossas bases e poderemos atuar como multiplicadores, para os nossos coordenadores estaduais do PVCC, auxiliando na efetiva implantação dos observatórios sociais nos diversos municípios”, acrescentou a gestora.

Adriano Gilioli, gestor nacional do PVCC, do estado de São Paulo, lembrou que o Brasil já possui um grande leque de ferramentas tecnológicas que estão a serviço do controle social, tais como, aplicativos e sites de transparência, desenvolvidos por órgãos públicos, entidades e cidadãos. “Ferramentas não nos faltam. O que precisamos, agora, é de atitude”.

Além da capacitação técnica, Joana Dark de Lima, gestora nacional do PVCC, de Pernambuco, disse que o congresso trouxe, também, a troca de experiências e conhecimentos com pessoas de várias partes do Brasil. “Estamos preparados para seguir intensificando a efetividade de nossos subprogramas, como é o caso do subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal – que estimula os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos observatórios sociais nos seus municípios”.

Nesta quinta-feira (23), a comissão participará do 9º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais do Brasil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.