PVCC participa da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Programa coordenado pelo CFC realizou palestras em diversos Estados Brasileiros

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), coordenado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizou diversas atividades durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira (SNEF). Ocorreram mais de vinte palestras em oito unidades da Federação. A semana começou no dia 16 e foi até 22 de maio.

A 3ª SNEF foi realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e fomenta ações educacionais. O PVCC mantém uma subcoordenação de educação financeira que promove palestras e programas a partir da demanda da sociedade civil. “Este ano já realizamos muitas palestras, há programas no Rio de Janeiro e no Piauí e estamos empenhados no sucesso da Semana Nacional”, afirma Vânia Labres, conselheira do CFC e coordenadora nacional do PVCC.

Na 3ª SNEF, foram realizadas palestras na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. No Rio de Janeiro, até o fim da semana, foram realizadas seis palestras.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCRJ) mantém uma parceria com a Escola de Educação Financeira e, para a semana, preparou uma pareceria com a Assembleia Legislativa. “Vamos realizar seis palestras na Alerj e estamos desenvolvendo um trabalho para auxiliar os servidores a conseguirem manter suas contas equilibradas visto que há recorrentes atrasos nos pagamentos”, afirma Luiz Antônio Leal, coordenador de Educação Financeira do CRCRJ e integrante da Comissão Nacional do PVCC. Segundo Leal, diante dos sucessivos atrasos nos repasses dos salários, criou-se um programa para auxiliar os servidores a economizar um mês de vencimento, cobrindo assim, as despesas correntes independente do dia que os salários sejam pagos.

Vânia afirmou que está estudando a possibilidade de difundir iniciativa do CRCRJ em outros Estados. “Nosso objetivo é transformar todas as sedes dos CRCs em uma escola de educação financeira, com oferecimento de palestras e programas que abordem orçamento, seguros, poupança, investimentos e aposentadoria”, conta.

Para saber mais sobre o PVCC e solicitar palestras de Educação Financeira, os interessados devem buscar mais informações no site do CFC ou no CRC de sua jurisdição.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.