Publicação do CFC traz informações sobre contabilidade nas Eleições 2022

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) disponibilizou para a classe contábil o livro “Contabilidade eleitoral: aspectos contábeis e jurídicos – Eleições 2022”. Fruto da parceria entre o CFC e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a publicação foi desenvolvida por uma equipe de profissionais com profundos conhecimentos sobre o tema.

A obra visa sanar as principais dúvidas dos profissionais da contabilidade, mas também serve como base para consulta de todos os cidadãos do país, já que o material é gratuito, de acesso simples e está disponível no siteda autarquia, na aba Biblioteca, em “Publicações do CFC”.

Segundo o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, nas eleições, a democracia pode ser exercida e fortalecida por meio de diferentes caminhos. Nesse contexto, o CFC contribui para a consolidação e o aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro e coloca os profissionais da contabilidade no protagonismo desse processo que envolve não apenas as contas eleitorais, mas também um amplo trâmite idôneo.

O conteúdo aborda desde a legislação geral aplicada à temática, o que inclui resoluções e instruções normativas, e perpassa por registro de candidatos, arrecadação, gastos eleitorais, obrigações fiscais, gestão financeira, até a prestação de contas.

A publicação abarca, ainda, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) – uma rede apartidária, formada por mais de 70 entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas, e conselhos federais.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.