Prova para Peritos Contábeis terá 50 questões objetivas

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A Comissão Administradora do Exame de Qualidade Técnica – Peritos Contábeis se reuniu, no dia 23 de junho, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para a revisão final da prova do primeiro exame, que será realizado em agosto.

Com a aprovação no exame, o candidato terá o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), do CFC, composto, atualmente, por mais de 3 mil inscritos.  O CNPC foi criado em março de 2016, e para participar o contador deve estar devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição e ser aprovado na EQT-PC.

Os profissionais que já exercem a atividade de perícia e comprovarem esta experiência, conforme preceitua a Norma, podem requerer seu registro no CNPC até 31/12/2017, sem prestar o Exame de Qualificação Técnica.

A primeira prova do EQT-PC  será realizada no dia 25 de agosto. Segundo a comissão, o certame contará com 50 questões objetivas e duas subjetivas. Serão cobrados dos candidatos conhecimentos em Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica, Profissionais e Interpretações; legislação sobre a profissão contábil; legislação relacionada ao processo civil; língua portuguesa e redação.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra, “a nossa expectativa para essa primeira edição do exame é grande, visto que a comissão está realizando um excelente trabalho ao elaborar uma prova de qualidade”.

Instituída pela Portaria CFC n.º 218/2016, a comissão é composta por Adriel Mota Ziesemer, Erlene Alves Arruda, José Antonio de França, Paulo Cordeiro de Mello e Sandra Maria Batista.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.