Projeto Abraçando o Controle Social chega a Campo Grande (MS)

Por Rafaella Feliciano
Comunicação do CFC

Conscientizar os profissionais da Contabilidade, e gestores do controle interno das entidades públicas, sobre a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social disponibilizados pelo governo, a exemplo do Portal da Transparência. É o objetivo do Projeto Abraçando o Controle Social, que chega a Campo Grande (MS), no dia 7 de agosto.

A ideia é formar agentes multiplicadores de boas práticas,no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o evento é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRCMS); da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (OAB/MS); da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); e do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI).

O encontro também conta com o apoio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC); do Observatório Social de Campo Grande (MS); da Associação de Docentes da UEMS; Controladoria-Geral da União (CGU); do Tribunal de Contas da União (TCU); do Ministério Público de MS (MPMS); e do Tribunal de Contas Estadual de MS (TCEMS).

“Depois das descobertas feitas pela operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Segundo ele, o objetivo do projeto é conclamar a classe contábil para o engajamento ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização da gestão pública.

“O controle social, que nada mais é do que a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. Por isso, precisamos abraçar esta causa”, completa a presidente do CRCMS, Iara Sonia Marchioretto.

O evento será realizado durante o 1º Seminário Estadual de Controle Social: Transparência e Probidade Pública, realizado pela OAB/MS, no Auditório da OAB/MS, em Campo Grande/MS. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). As inscrições devem ser feitas com antecedência no linkhttps://www.esams.org.br/ver_curso.php?id=2438.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.