Profissional manifesta satisfação com o sistema utilizado na eleição dos CRCs

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Conselho Federal de Contabilidade, por meio de uma Comissão Eleitoral, conduziu o pleito para a escolha de conselheiros para os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do Brasil. De acordo com vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Dantas Júnior, “o sistema eleitoral contratado pelo CFC, para votação exclusivamente por meio eletrônico, funcionou em perfeitas condições, garantindo a normalidade do processo”.

Esta não foi a primeira eleição dos CRCs que foi realizada por meio eletrônico, mas, neste pleito, foram incorporadas algumas novidades para facilitar a votação pelos profissionais, como o voto por meio de smartphones e com a utilização do e-CPF.

A funcionalidade e a segurança do sistema eleitoral foram elogiadas por alguns profissionais da contabilidade, que enviaram emails ao CFC manifestando satisfação com a eleição. Abaixo, com a autorização do autor, reproduzimos o email enviado por Rubens Pereira de Carvalho:

Eleição na OAB e nos CRCs do Brasil

No dia de ontem, 16.11.2015, exerci meu dever de advogado, votando e escolhendo as pessoas que acho que representarão bem o meu desejo de advogado na OAB-PR e na Subseção de Cianorte. Da mesma forma, voto hoje, 17.11.2005, na renovação do CRC-PR, na condição de contador, no desejo de dias melhores para essa profissão tão exausta e sofrida. Mas, o que me chamou atenção, na verdade, foi como se deu o sistema de votação. Na OAB-PR – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, foi pelo sistema antigo, entra na fila, pega cédula manual e coloca-se na urna, com apuração de contagem de voto a voto. Com relação à votação no CRC-PR – CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE, já há alguns anos se repete o voto pela internet. Votei confortavelmente no meu escritório, através do meu computador e de forma segura em um Portal da eleição, criado pelo CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE no País inteiro. Agora, vejam: Nas eleições do Brasil, fica-se discutindo da segurança das urnas eletrônicas, se é possível fraude ou não é possível, se é segura ou não é segura, etc, etc. Então, Parabenizo o CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DO BRASIL e os CONSELHOS REGIONAIS DE CONTABILIDADE DOS ESTADOS BRASILEIROS, que não pouparam na inovação e dão exemplo de renovação e evolução em sistema de eleições em todo Brasil. Um excelente exemplo a ser seguido.

Por: Dr. Rubens Pereira de Carvalho

OAB-PR 16.794 e CRC-PR 19.755

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.