Profissionais da contabilidade debatem desafios da liderança 

Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão 

Na última quarta-feira (29), foi apresentado pelas contadoras Marlise Alves, Janaina Moura e Fabiana Santos, a live “Elas lideram: Desafios e Soluções de Gestão”, com dicas sobre as habilidades necessárias para liderar equipes. 

A transmissão faz parte da programação especial organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para homenagear as mulheres neste mês de março. 

Interação e domínio do tema não faltaram entre as convidadas.  Elas começaram falando sobre algo comum na vida de uma líder, que são as dificuldades advindas das críticas enfrentadas no dia a dia do trabalho e, depois, deram dicas de como se portar nessas situações. 

De modo prático e usando como base a experiencia profissional e cotidiana de cada uma das líderes, foram discutidos diversos assuntos relacionados à liderança. 

“Precisamos blindar nossos ouvidos e sempre ter ciência de que críticas vão existir, algumas vão nos ajudar a ver o nosso aprendizado e aquilo que precisamos melhorar, mas outras também vão ser altamente destrutivas e essas nós podemos deixar dentro de uma caixinha e avaliar se faz sentido ou não", apontou Marlise.  

Já Fabiana comentou que “quando ouvimos críticas, muitas vezes, é possível observar na própria conversa e identificar que existe uma mágoa. Então, às vezes, o julgamento que está sendo feito não é algo sobre você, mas sobre quem está falando”'. 

Segundo Janaína Moura, "para liderar é preciso estar engajada com o projeto e motivar a equipe. Existe uma pressão, é inevitável, mas se você está em um cargo de direção é necessário preparo".

Para finalizar, falaram de seus projetos e como elas aplicam tudo o que ensinaram durante a conversa. Para ver a live completa, clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.