Prestação de Contas Eleitorais e representatividade feminina são temas de debate durante a Plenária do CFC em agosto

Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC

 

A 1043ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada dia 16 de agosto, em Brasília (DF), teve a visita do vice-procurador-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Humberto Jacques Madeiros. O vice-procurador-geral eleitoral destacou a importância dos profissionais da contabilidade para as eleições, além de ressaltar a relevância da representatividade feminina no parlamento. Ele afirmou que “que pouco importa de quais partidos e quem são essas mulheres, a mudança nesse percentual tem impacto de resultado.”

 

A cota dos recursos públicos que são destinados, dentro das campanhas para as mulheres, foi outro assunto que esteve em pauta. “Falta, no País, a honestidade de propósito de quem está recebendo o recurso em aplicá-lo conforme a lei, em não buscar as brechas na lei para descumprir a legislação, travestindo ela de um aspecto formal”, defendeu o presidente do CFC, Zulmir Breda.

O presidente do CFC também falou da importância das prestações de contas eleitorais. “Tenham cuidado com o que estão averiguando, para que não analisem prestações de contas que não correspondam efetivamente ao que aconteceu na prática”, alertou Breda.

Movimento das Sufragistas

Humberto ainda relembrou a importância do movimento pelo sufrágio feminino, conhecido como o Movimento das Sufragistas, que em fevereiro deste ano completou 100 anos. “Eu gostaria que a minha filha quando fosse adulta dissesse que o Conselho Federal de Contabilidade foi decisivo para o empoderamento feminino na política do País”, finalizou o vice-procurador-geral eleitoral.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.