Presidentes do CFC e do CFA participam de reunião com ministro do TCU

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Aécio Prado Dantas Júnior, participou de uma reunião do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. No encontro, também estiveram presentes o coordenador do Fórum e presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, e o secretário-executivo do Fórum e assessor parlamentar do CFA, Jenner de Moraes. Atualmente, o presidente do CFC ocupa a função de coordenador-adjunto do Fórum. O encontro aconteceu na última terça-feira (22), na sede do TCU em Brasília (DF).

O objetivo da conversa foi expor ao ministro algumas demandas dos conselhos de classe, esclarecer dúvidas e apresentar propostas. Uma das pautas discutidas na ocasião foi a importância da governança para o fortalecimento das entidades, da gestão pública brasileira e para o desenvolvimento do país.  

Nardes falou sobre os benefícios da governança e da mudança de perfil das ações do TCU, de órgão punitivo para instituição focada na educação e na conscientização. “Se o Tribunal ficar só no aspecto punitivo, o país não avança. Por isso, a tese da governança. Nós temos que trabalhar preventivamente”, afirmou.

O ministro também ressaltou a importância da criação de indicadores para a melhoria na gestão pública. O presidente do CFC falou que essas medidas são benéficas para os processos de gestão e anunciou que os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) serão incentivados a criar os seus indicadores. “Tudo é indicador. Se não temos como avaliar, não temos como direcionar”, pontuou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.