Presidentes da SB56 estabelecem perspectiva para a Conferência de Bonn sobre Mudança Climática

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

Entre os dias 6 a 16 de junho, será realizada a Conferência de Bonn sobre Mudança Climática. O evento será uma preparação para a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança Climática, COP27, e deverá reunir uma grande quantidade de interessados de todo o mundo. O anúncio foi feito pela ONU, na última terça-feira (24).

A COP27, que acontecerá em novembro, em Sharm el-Sheikh, Egito, será embasada nos assuntos de maior relevância da COP26, realizada no ano passado, em Glasgow, onde foram finalizados os detalhes operacionais do Acordo de Paris e onde foi firmado um Pacto Climático voltado para uma década de ação e de apoio ao clima. 

Antes da Conferência sobre Mudança Climática de Bonn, os presidentes de dois órgãos de negociação da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC, na sigla em inglês) publicaram sua visão sobre como a reunião na Alemanha poderá se desenvolver. 

No que se refere às notícias da ONU sobre Mudanças Climáticas, o presidente do Subsidiary Body for Scientific and Technological Advice (SBSTA, na sigla em inglês), Tosi Mpanu Mpanu, expressou a sua confiança de que, apesar do contexto geopolítico particularmente difícil deste ano, a mudança climática ainda continua no topo da agenda dos governos.

"A mudança climática continua sendo a questão mais vital que enfrentamos. A longo prazo, ela é a maior ameaça à vida humana. Precisamos ressaltar que é uma questão de máxima importância. Nos últimos meses, temos visto muita disposição por parte dos governos de começar a trabalhar em Bonn. Temos visto muito trabalho em workshops e eventos – há uma grande disposição para fazer progressos", disse ele.

O cenário reflete as realizações coletivas feitas em Glasgow e visam orientar o trabalho de ambos os órgãos nas sessões de junho sobre uma série de tópicos importantes: redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação aos impactos climáticos e capacitação e apoio aos países em desenvolvimento para reduzir as emissões e se adaptar às mudanças climáticas.

Marianne Karlsen, presidente do Subsidiary Body for Implementation (SBI, na sigla em inglês) salientou que os delegados se reunirão para a sessão presencial em Bonn após três anos, colocando em prática o planejamento de ações da ONU relacionado às mudanças climáticas.

Além dos esforços dos governos para aumentar a ambição de enfrentar a mudança climática, a COP26 marcou uma mudança significativa em direção a um maior envolvimento das partes interessadas não partidárias, que deverá continuar em Bonn. Além das negociações formais, o trabalho dos High-Level Champions e Marrakech Partnership for Global Climate Action, incluindo o Race to Zero, Race to Resilience, Glasgow Financial Alliance for Net Zero e outros, será apresentado na reunião de junho. E essas partes serão capazes de fornecer contribuições a várias correntes de trabalho lançadas em Glasgow, por exemplo, relacionadas com o Global stocktake – um processo para fazer o levantamento da implementação do Acordo de Paris – e o Diálogo de Glasgow sobre perdas e danos. 

Saiba mais aqui.

Fonte: site da ONU.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.