Presidente Zulmir Breda prestigia os 75 anos do CRCSP

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) completa, este ano, 75 anos de sua criação. E para comemorar o seu legado, o CRCSP realizou, no dia 17 de dezembro, uma solenidade festiva que contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e dos vice-presidentes do CFC, Idésio Coelho (Técnica) e Joaquim Bezerra (Política Institucional), além de conselheiros do Sistema CFC/CRCs, autoridades e demais representantes da classe contábil.

Emocionado, o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, ressaltou a importância da atuação do Conselho Regional de São Paulo, que possui um dos maiores colegiados de profissionais da contabilidade do País. Ele também aproveitou o momento para apresentar um balanço da sua gestão, que se encerra no final deste mês. “Agradeço todos os meus 37 antecessores que me possibilitaram receber uma entidade com a estrutura à altura de São Paulo e que foi imprescindível para o enfrentamento dos momentos mais difíceis da nossa história, resultantes da pandemia de covid-19”, agradeceu.

Durante o seu discurso, ele realizou uma homenagem póstuma à conselheira Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e ao funcionário Glalco William Santos, falecidos em 2021. O presidente do CRCSP ainda convidou os participantes a proferirem um minuto de silêncio em respeito às vítimas da covid-19.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, também foi homenageado pelo CRCSP pela excelência da sua gestão nos últimos quatros anos. Na oportunidade, Breda parabenizou o Conselho Regional de São Paulo pelos 75 anos de atuação e destacou a importância do trabalho dos Conselhos Regionais para o fortalecimento do Sistema CFC/CRCs. “São Paulo possui o maior número de profissionais do País: são mais de 151 mil contadores, 23 mil organizações contábeis. Um CRC que completa 75 anos, forte e atuante, com um legado muito importante na história classista. Portanto, sinto-me muito orgulhoso e honrado em concluir a minha participação pública como presidente do CFC nesta solenidade de aniversário do CRCSP. Vida longa ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, vida longa ao Sistema CFC/CRCs e, acima de tudo, à profissão contábil no Brasil”, ressaltou.  

Posse dos acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade

Durante a solenidade dos 75 anos do CRCSP, foram empossados os novos membros da Academia Paulista de Contabilidade (APC): Eliseu Martins, Suely Gualano Bossa Serrati, Marta Cristina Grecco Pelúcio, Edgar Bruno Cornacchione Junior e José Aparecido Maion. Em nome dos acadêmicos, o professor doutor em Contabilidade e Controladoria, Eliseu Martins, agradeceu a escolha para a composição da APC, afirmando que “a academia é um segmento muito importante para o desenvolvimento da nossa profissão. A formação técnica é obrigatória para um bom profissional, bem como a interdisciplinaridade é fundamental. Mas, para isso, é importante que existam pessoas dispostas a continuar estudando e interpretando as mudanças impostas à nossa profissão e, assim, garantir o pleno desenvolvimento da contabilidade”, acrescentou.

Parceria com a Jucesp

A solenidade de 75 anos do CRCSP também contou com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), representada pela presidente da entidade, Walter Ioshi, e o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, na figura do presidente da entidade, José Donizete Valentina.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.