Por Bianca Sampaio
Comunicação CFC
Na XXXV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) 2023, realizada na Guatemala, dos dias 7 a 9 de novembro, a presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), Maria Clara Bugarim, proferiu palestra sobre a importância da sustentabilidade e da ética no contexto de novas exigências das regulamentações internacionais.
O evento, que reúne profissionais, especialistas e acadêmicos da área contábil de toda a América Latina, proporcionou um espaço valioso para discussões sobre temas cruciais para o desenvolvimento da profissão contábil. Maria Clara, em sua apresentação, abordou a necessidade de incorporar princípios de sustentabilidade e ética nas práticas contábeis, a fim de atender às crescentes demandas globais.
A presidente destacou, também, que as pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham um papel vital na economia, sobretudo porque representam cerca de 90% de todas as empresas na região, o que gera, aproximadamente, 70% do emprego total. Além disso, em alguns países, as empresas contribuem com até 50% do Produto Interno Bruto (PIB).
Maria Clara ressaltou que as PMEs são cruciais na criação de empregos, especialmente em setores emergentes e em desenvolvimento. Além disso, essas empresas promovem a diversidade e a inclusão no local de trabalho, contribuindo para a construção de sociedades mais equitativas.
A palestrante enfatizou que a Contabilidade é essencial no apoio às PMEs para alcançar práticas de sustentabilidade e ética em seus negócios. A incorporação de princípios contábeis sólidos e a conformidade com regulamentações internacionais são essenciais para o crescimento sustentável e a prosperidade dessas empresas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.