Presidente do CFC trata da destinação do Imposto de Renda ao fundo da criança, adolescente e idoso com secretária de Estado de Sergipe

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Na manhã desta quarta-feira, 8/2, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, recebeu a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania de Sergipe, Érica Mitidieri, para tratativas sobre a destinação de parte do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para os Fundos da Criança e do Adolescente e para os Fundos do Idoso. Na ocasião, também participaram da reunião a conselheira Angela Andrade, o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, e o conselheiro Maurício Cândido.

Durante o encontro, o presidente do CFC ressaltou a necessidade de fomentar a campanha Destinar, implementada desde 2017 pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), que por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), se une à Receita Federal para conscientizar os municípios sergipanos e a população acerca da destinação do IRPF devido ao Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso.

"É preciso ampliar esta rede de apoio, principalmente em parceria com o Congresso Nacional, para que os projetos sociais desenvolvidos pelo CFC sejam ainda mais eficazes. Inclusive, o novo projeto CFC Voluntário reitera a destinação do Imposto de Renda, visando à regularização dos fundos e trabalho com as entidades para que elas possam receber os recursos corretamente", frisou Aécio Dantas.

A capacitação dos profissionais contábeis, voltada para orientação no momento da declaração do Imposto de Renda e da compreensão dos eixos de destinação, também foi tema da conversa. Para Érica Mitidieri, existe a necessidade de mostrar como é a efetiva destinação desses recursos, principalmente apresentar o que foi feito com o recurso, e um dos principais agentes que contribui com essa informação é o contador.

"A sociedade não vê para onde foi o recurso destinado, e como ele foi gasto. Por isso, este ano será de construção para que possamos expor para as pessoas o que está sendo feito com esses recursos e, consequentemente poderemos ver uma ampliação na destinação", enfatizou Érica.

O presidente Aécio destacou projetos do CFC que valorizam essa capacitação profissional da classe contábil e que irão contribuir com a sociedade nesta questão da destinação do IRPF.

Na oportunidade, a secretária comentou o trabalho desenvolvido pelo CFC e também solicitou o apoio da instituição nas demandas voltadas para a promoção dos fundos, pois é por meio dele que é possível desenvolver projetos no âmbito da criança e do adolescente, como também para do idoso. "Volto a frisar que é necessário resgatar a credibilidade dessas campanhas de destinação, e que elas possuem um propósito em um projeto efetivo a ser concluído. A ideia é que por meio desse fundo, que será arrecadado, a gente mostre o valor e a sua efetivação. Será uma prestação de contas para que possamos triplicar cada vez mais a arrecadação com essas finalidades", argumentou.

Ainda durante o encontro, Aécio enfatizou que o Conselho Federal de Contabilidade está à disposição para fomentar o projeto no Estado de Sergipe. Para finalizar, todos os presentes realizaram uma visita guiada em que o presidente Aécio mostrou a estrutura física e o trabalho desenvolvido em diversos setores do CFC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.