Presidente do CFC torna-se Cidadão Gravataiense

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, recebeu o título de Cidadão Gravataiense. A homenagem é uma iniciativa do vereador e técnico em contabilidade Paulo Silveira (PSB), aprovada pelos demais vereadores da Câmara Municipal de Gravataí. A cerimônia de homenagem aconteceu, no dia 14 de dezembro, no município, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

A decisão pelo reconhecimento foi estabelecida por meio do Decreto Legislativo nº 25/2021. Segundo o texto, a finalidade da entrega do título é “reconhecer publicamente a pessoa do homenageado, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, como Cidadão Gravataiense”.  

Breda vive em Gravataí há cerca de duas décadas. Em vídeo apresentado na sessão solene, o presidente do CFC falou de sua satisfação em receber a homenagem. “É com muita honra que participo desta sessão solene para receber o honroso título de Cidadão Gavataiense. Eu que vim para essa cidade há 18 anos em busca de uma melhor qualidade de vida, para mim e para minha família, e a encontrei em Gravataí. Tenho acompanhado, desde então, o seu desenvolvimento e hoje Gavataí tornou-se, efetivamente, uma cidade com uma ótima infraestrutura e qualidade de vida muito boa. Especialmente na última década, isso é visível para todos os moradores dessa cidade”, agradeceu.

Antes de estar à frente das Vice-Presidências Técnica e de Desenvolvimento Profissional e presidir, por duas gestões, o CFC, o contador ocupou diferentes cargos nas entidades de classe gaúchas. Breda foi dirigente sindical e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) por mais de 20 anos. Em sua biografia, também constam dois mandatos como presidente do CRCRS. Nesse período, pôs em prática diferentes ações em prol da contabilidade.

Ainda durante o seu discurso, o homenageado falou de sua relação com a classe contábil local. “Aqui [em Gravataí], tenho meus amigos, muitos colegas de trabalho da minha profissão, a profissão contábil, e sinto muito orgulho disso, por hoje estar presidindo a entidade máxima da profissão contábil no Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade. Quero dizer que essa homenagem significa muito para mim, especialmente porque sei que a classe contábil desta cidade está prestando essa homenagem pelo trabalho que tenho feito em nossas entidades de classe”, afirmou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.