Presidente do CFC recebe título de cidadão Macapaense

Por Fabrício Santos

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador José Martonio Alves Coelho, recebeu, na noite do dia 24 de setembro, durante a Solenidade de Abertura do VII Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal, em Macapá (AL), o Título Honorífico de Cidadão de Macapá, proposto pelo vereador João Henrique.

A honraria foi autorizada pelo plenário da Câmara Municipal de Macapá devido ao Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro em todo o País. Na ocasião, o título foientregue juntamente com o diploma de Mérito da Contabilidade para 85 profissionais que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à classe contábil macapaense.

Um líder classista

martonioJosé Martonio Alves Coelho foi presidente com Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) de 1992 a 1995. Sempre atuante com o movimento classista, elegeu-se representante do Estado no Plenário do CFC. Já no primeiro mandato, iniciado em janeiro de 1998, assumiu a Vice-presidência de Desenvolvimento Profissional.

Na primeira gestão à frente do CFC (2004-2005), José Martonio procurou dar visibilidade à profissão e valorizou as gestões nos Regionais, permitindo maior aproximação entre o Sistema CFC/CRCs com os profissionais. No campo educacional, Martonio firmou parcerias com as Instituições de Educação Superior, viabilizando o apoio do CFC à realização de vários cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Outro  grande feito para a classe contábil foi aprovação da Lei n.º 11.160/05, conhecida como Lei da representatividade, que garante a participação de um representante de todos os Estados brasileiros no Plenário do CFC.

Eleito por unanimidade nas eleições de 2014, José Martonio retornou ao Conselho Federal de Contabilidade para um mandato de dois anos. Ao tomar posse, o contador disse que o objetivo da  gestão é o de promover o desenvolvimento da profissão contábil e atuar como fator de proteção da sociedade”.

Um dos grandes feitos da atual gestão foi a criação de uma única logomarca para o Sistema CFC/CRC.  “A partir dessa criação, teremos uma identificação visual comum e seremos vistos e lembrados como organismos componentes de um Sistema organizado e que compartilha missão, projetos ideias e sentimentos. A finalidade é fortalecer a nossa imagem perante os profissionais da contabilidade e sociedade”, explica Martonio.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.