Presidente do CFC recebe título de cidadão honorário de Teresina

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, recebeu, na noite desta quarta-feira (12), o título de cidadão Teresinense pelo trabalho em prol da classe contábil no Estado do Piauí.

A concessão do título foi sugerida pelo vereador do Município de Teresina, Enzo Samuel, materializada no Decreto Legislativo nº 1.163/2018, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

“Receber essa homenagem é igualar-me, honrosamente, àqueles que aqui nasceram, a essa gente hospitaleira e gentil, esse povo trabalhador. Nada se compara à distinção de ser adotado por cidadãos trabalhadores e cumpridores de seu dever. É com profunda gratidão que garanto que Teresina estará sempre em meu coração”, ressaltou.

Em seu discurso, Zulmir realizou uma menção especial aos conselheiros Joaquim de Alencar Bezerra Filho e Elias Dib Caddah Neto, representantes do Estado do Piauí no  Plenário do Conselho Federal de Contabilidade. Ele também parabenizou a atuação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Josafan Bonfim Moraes Rego, e toda a sua diretoria e conselheiros.

Além disso, lembrou o legado dos ex-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade nas conquistas da classe contábil, principalmente aos contadores e detentores da Medalha do Mérito Contábil João Lyra, José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Cavalcante Bugarim.

“Não me arrogo em mencionar que na minha trajetória eu tenha trilhado um caminho novo ou diferente que muitos já trilharam, pelo contrario, busco sempre inspiração naqueles que me antecederam, caminhando pautado no respeito ao próximo, com dedicação e apreço pelos valores da moralidade e da ética”, exaltou.

Para o vereador Enzo Samuel,  a classe contábil tem sido uma grande parceira no Estado do Piauí. “Não é fácil obter um título aprovado por unanimidade. Isso mostra que o Sistema CFC/CRCs, representado na figura do presidente Zulmir, tem contribuído de forma  exitosa para o desenvolvimento da nossa região”.

Inauguração da Reforma e Ampliação da Sede do CRCPI

A entrega do título de Cidadão Teresinense foi realizada durante a inauguração da sede reformada e ampliada do CRCPI. Na ocasião, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, lembrou a importância dos profissionais da contabilidade, principalmente para a gestão pública da cidade. “A classe tem aumentado o seu prestígio e o seu valor dentro da sociedade pelo papel que possui. Passamos de apenas de registradores de caixa para profissionais que produzem informações financeiras consistentes, um grande instrumento gerencial para as corporações. Somos passado, presente e futuro marcantes ao nosso País”, afirmou.

O presidente do CRCPI, Josafan Bonfim Moraes Rego, agradeceu a presença de todos e disse que a reforma da sede só foi possível pela confiança depositada, desta e de gestões passadas, ao trabalho do Conselho Regional. “A história deste prédio simboliza o fortalecimento e a valorização da classe piauiense, ao tempo, que também celebramos a expansão e modernização do nosso papel na sociedade, em busca de um País com esperança de dias melhores”.

O então presidente do CFC José Martonio também foi homenageado pelo CRCPI pela sua contribuição ao legado do Conselho. Em seu discurso de agradecimento, o ex-presidente do CFC lembrou momentos importantes de sua trajetória e o amor que cultivou pela profissão.

 “Quando iniciei a faculdade de Ciências Contábeis, eu não tinha dimensão do que aquele simples gesto causaria em minha vida e como ela ganharia um novo significado. A escolha acertada e consciente de uma profissão nos permite trilhar caminhos inimagináveis, como esse, que me fez chegar até aqui e ser homenageado. Com esse sentimento ímpar, afirmo que fiz a escolha certa ao abraçar a Contabilidade”, disse emocionado.

Troféu Gratidão Contábil

O CRCPI ainda homenageou figuras que estiveram presentes na luta pelos avanços do mundo contábil no Estado do Piauí, entregando-lhes o Troféu Gratidão Contábil, pelos relevantes serviços prestados ao Conselho Regional. Foram eles:

  1. Contador Alciomar Ferreira dos Santos
  2. Contador Antonio de Pádua Izidorio
  3. Contador Antonio Gomes das Neves
  4. Contador Antonio Mendes Feitosa
  5. Contador Carlos Cesar de Almeida Campelo
  6. Contador Elias Dib Caddah Neto
  7. Técnico em Contabilidade José Lopes Castelo Branco
  8. Contador José Raulino Castelo Branco Filho
  9. Contador Josimar Alcântara de Oliveira
  10. Contador Luiz Carlos de Freitas Veras

Entre outras autoridades, o evento também contou com a participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim; o presidente da OAB/PI, Lucas Villa; o superintendente da Receita Estadual, Antonio Luiz Soares Santos; o controlador-geral adjunto do Estado, Décio Gomes de Moura; e o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, Renato Santos Chaves.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.